21 JUL 2020
Viamão é contemplado com implantes contraceptivos para adolescentes

Viamão é contemplado com projeto que visa diminuir a gravidez na adolescência. A iniciativa, realizada pela ONG Brasil Sem Grades, adquiriu kits de implantes anticoncepcionais, através do Consórcio dos Municípios do Vale do Caí e destinou 150 unidades para Viamão.

O recebimento do material foi nesta terça-feira (21), de forma virtual, onde a ONG Brasil Sem Grades fez a doação aos 17 municípios contemplados. O termo de convênio foi assinado na última sexta-feira (17). Na ocasião, a servidora, Marlene Brandão, representou o município, durante a entrega dos implantes.

Viamão recebeu 150 implantes contraceptivos intradérmicos (subdérmicos) – IMPLANON NXT (etonogestrel) do Laboratório Schering-Plough. A meta é prevenir a gravidez em adolescência principalmente na faixa etária de 15 a 19 anos.

Este é um método contraceptivo, inserido sob a pele na face medial do braço, sob anestesia local. Uma pequena quantidade de progestagênio etonogestrel (um tipo de hormônio feminino) é liberado continuamente, passando do implante para o corpo, resultando em um efeito anticoncepcional pelo período de três anos e com 99% de eficácia.

“É uma alternativa muito boa porque é um anticoncepcional reversível com longa duração, de três anos, e que vai alcançar mulheres em situação de vulnerabilidade ou que tenham dificuldades de acesso ao sistema de saúde”, ressaltou Marlene.

“Esse acordo mostra que Viamão está avançando na prevenção ao olhar para mulheres em vulnerabilidade social e que por conta da sua condição não teriam condições financeiras de adquirir os implantes”, finalizou.

Os implantes hormonais serão destinados a mulheres em vulnerabilidade social, que em algumas situações acabam sendo usuárias de drogas e álcool, e ou HIV positivo que deram a luz recentemente. O objetivo do município é diminuir a estatística de gravidez não planejada.

"A gestação é um momento importante na vida e não pode ser algo inesperado ou indesejado. Por isso, essa iniciativa é uma forma de deixar a gravidez algo especial para a mulher", avaliou Marlene.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024