25/11/2019
Semana da Consciência Negra reforça a história dos negros de Viamão

Reviver e fortalecer a história do povo negro foi umas das propostas da Semana da Consciência Negra de Viamão, neste ano. Com programação de 18 a 24 de novembro, o evento levou para praças, escolas e auditórios, a discussão entre representantes da cultura afro do município.

A semana serviu para tratar do tema: Afrodescendentes de Viamão: educação, cultura, religiosidade e empreendedorismo”, durante oficinas, apresentações artísticas e debates enriquecedores.

A abertura aconteceu no dia 20 de novembro, na Câmara Municipal de Viamão, reunindo personalidades, autoridades e representantes do movimento negro. A ação mostrou a importância do povo negro, através dos quilombos que estão localizados em Viamão.

No mesmo dia, a Secretaria da Saúde, através dos CAPS, promoveu uma mostra de cultura afro-brasileira, com canto, roda de capoeira e oficina de turbante, no Calçadão Tapir Rocha.

Na quinta-feira (21), alunos das escolas Vinte de Setembro e Santa Cecília participaram de palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis - ISTs, ação da Secretaria da Saúde, e apresentação artística, na Coordenadoria da Juventude.

Já na manhã da sexta-feira (22), foi a vez dos alunos da escola Araçá ouvirem sobre a história dos negros de Viamão, no Walter Graff. Pela tarde, teve a mostra de trabalhos de escolas municipais no Calçadão Tapir Rocha e no prédio da Secretaria da Educação.

Sábado (23), foi dia de desfile afrodescendente na Quadra da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel. Já o encerramento ficou por conta das apresentações artísticas e roda de conversa, que aconteceu no domingo (24), no Quilombo Anastácia (Estância Grande).

© Copyright Instar - 2006-2020.