Ir para o conteúdo

Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal Viamão-RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Instagram
Enfeite SERVIÇOS UTILIZADOS
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,91
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
NOV
11
11 NOV 2019
ASSISTÊNCIA SOCIAL
CRAS Centro Tarumã realiza Semana da Consciência Negra

Na segunda-feira, 11/11, ocorreu a abertura da Semana da Consciência Negra do CRAS Centro Tarumã, que tem como tema “A arte negra e a resistência quilombola”. Realizado em parceria com o CRAS Águas Claras, o evento propõe mostrar a história dos quilombos Anastácia, Peixoto dos Botinhas e Cantão das Lombas, ambos de Viamão, e também a história do quilombo Limoeiro, de Palmares do Sul. Participaram do evento o Secretário de Cidadania e Assistência Social, Leandro Aguirre, o artista viamonense e fundador do Grupo Brazil Estrangeiro, Mário Terra e alunos da Escola Castelo Branco.

O secretário Leandro Aguirre fez a leitura de um poema sobre os lanceiros negros e interagiu com crianças, pedindo para que repetissem estrofes. Aguirre ressaltou ainda a importância da conscientização não só em data marcada, mas também todos os dias, lembrando o papel da educação para promoção da igualdade. “Para mudar tudo de ruim que vemos na rua, a educação tem que ser boa”. Ainda, o convidado Mário Terra falou sobre a necessidade de ações como as desenvolvidas pela Assistência Social. “O trabalho que o CRAS faz é fundamental, de entrar na periferia e trabalhar com a sociedade periférica”, disse Terra. Também, a assistente social Solange Oliveira lembrou que a iniciativa foi idealizada a partir de questionamentos dos próprios usuários, em especial das crianças, que desconheciam a existência de quilombos na cidade. 

A abertura foi marcada pela performance do grupo Brazil Estrangeiro, que mostrou as raízes africanas através dos orixás e da dança. Ao final, foi aberta a exposição “O contrário de Casa Grande não é senzala. É quilombo”, que reúne fotografias sobre a história dos quilombos.

As atividades da Semana da Consciência Negra do CRAS Centro Tarumã ocorre até quinta-feira, 14/11, e é aberta para a comunidade. Confira a programação dos próximos dias: 

12/11 - 14h - Roda de conversa sobre empoderamento feminino e estética negra.
13/11 - 09h -  Contação de história e confecção de bonecas abayomi.
14/11 - 09h - Encerramento e roda de conversa “O saber quilombola: a história contada de perto”. 

 

Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamao / RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2020.
Todos os direitos reservados Instar
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia