31 OUT 2019
2020 no caminho para duplicação da Caminho do Meio

Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Viamão, Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios e a Metroplan, resultou na inclusão de uma emenda indicativa na Câmara dos Deputados Federais, que planeja abertura de recursos para a duplicação da Estrada Caminho do Meio.

Na prática, isso significa que foi aberta a possibilidade para que o governo federal, em 2020, possa remanejar recursos e os direcionar para a estrada que liga Viamão, Porto Alegre e Alvorada. "Com esse aceno da bancada gaúcha em Brasília, reacende a possibilidade de, a partir de uma articulação conjunta, iniciar esse processo", explica o superintendente da Metroplan, Rodrigo Schnitzer.

MOBILIZAÇÃO - Segundo o superintendente, começa, agora, a fase de mobilização junto à bancada gaúcha, para ir ao governo federal batalhar pela verba, o que o prefeito de Viamão, André Pacheco já fez, em duas oportunidades quando esteve em Brasília.

A duplicação em torno de 15 quilômetros prevê também a criação de faixa exclusiva para ônibus e ciclovia. O projeto é dividido em trechos, indo de Porto Alegre (esquina das avenidas Manoel Elias com Protásio Alves), até o encontro da via com a RS-040, aqui em Viamão.

EXPANSÃO - A região da estrada Caminho do Meio está em desenvolvimento com diversos projetos. Condomínios residenciais estão sendo erguidos em vários pontos, o que tende a tornar o trânsito ainda mais pesado. O fluxo é de mais de sete mil veículos por dia.