25 OUT 2019
SAÚDE
A mamografia como aliada à detecção do câncer de mama agora a partir dos 40 anos

O prefeito, André Pacheco, assinou no dia 24 de outubro, na presença da vice-presidente do Viamama, Ana Meira, o decreto que diminui em 10 anos a idade para as mulheres fazerem a mamografia. No protocolo do SUS, o exame é feito se a mulher tiver idade superior a 50 anos, ou for verificada alguma alteração no exame manual. A partir de agora, a mamografia é feita para mulheres de Viamão, com 40 anos ou mais. Ela receberá o encaminhamento e a mamografia será realizada na mesma semana.
O secretário de Saúde, Carlito Nicolait, ressalta que o governo municipal está promovendo um conjunto de ações em prol da Política de Saúde da Mulher, dentre eles a qualidade do atendimento feito pelas enfermeiras da saúde básica. “O projeto começou no ano passado, com base no protocolo do Ministério da Saúde. É um olhar diferenciado, aproximando o cuidado com a saúde, orientando e criando vínculos”, explica.
André Pacheco disse que o trabalho do Viamama é fundamental para as mulheres da cidade. “Queremos estreitar a parceria com o grupo e vocês são muito bem-vindas nas ações e eventos na cidade. A Caminhada já está no nosso calendário oficial de eventos”, declarou O prefeito também anunciou que no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, será realizada um Feira de promoção à Saúde. A vice-presidente do Viamama, Ana Meira, agradeceu a atenção e o cuidado com a saúde da mulher e falou que a ONG é parceira nas ações preventivas. “Além de garantir a boa saúde, investir na prevenção diminui os custos com tratamento.”
A Secretaria de Saúde de Viamão disponibiliza 1.000 exames de mamografia por mês. Este é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação.
Onde faço?
A consulta com a enfermeira pode ser agendada através do Teleagendamento da Saúde (0800.642.4440) ou através do acolhimento nas Unidades de Saúde, por ordem de chegada. Após a consulta, a paciente recebe o encaminhamento marcado para o exame. Após o resultado, observando alteração, a paciente é encaminhada para uma consulta com ginecologista para avaliação e/ou tratamento.
Requisito mínimo:
- Acima de 40 anos, realizar o exame anualmente;
- Paciente com histórico familiar a partir dos 35 anos; ou 10 anos antes da ocorrência familiar.
- O exame não é indicado antes dos 25 anos.