03 OUT 2019
Aos merecedores, um turno na Quinta da Estância

Hoje, dia 4/10, foi um dia especial para a turma do 5º ano, da escola Guerreiro Lima. Foi um dia de comemoração e aprendizagem! Os estudantes se destacaram no simulado da Prova Brasil, com mais de 80% de acertos. A turma, além de ser aplicada nos estudos, é presente nas aulas. Possuem 97% de freqüência, o que influi na continuidade dos conteúdos.

O Dia na Fazenda Pedagógica Quinta da Estância teve diversão, com carrinho de lomba, arvorismo, mas também teve aprendizagem. Um dos diretores da Fazenda, Rafael Sittoni Goelzer, recebeu os estudantes, o prefeito, André Pacheco, e o secretário de Educação, Carlos Bennech, para apresentar o novo projeto que está sendo desenvolvido: o meliponário. Uma trilha com coolmeias de abelhas entre 3 e 6mm de tamanho, grandes responsáveis pela reprodução de espécies de plantas nativas, mantendo a biodiversidade local. “Elas são pequenas no tamanho, não possuem ferrão, e são as grandes responsáveis pela polinização”, ressalta Rafael Goelzer.

O prefeito fala que toda vez que visita a Quinta da Estância, é um grande aprendizado. “A Quinta está sempre procurando inovar, acrescentando mais projetos junto ao aprendizado pedagógico. A Quinta produz azeite de oliva, que já foi premiado internacionalmente, e solicitamos à Assembleia Legislativa para que inclua Viamão na Rota das Oliveiras. Agora mais este projeto fundamental à agricultura e à preservação de espécies nativas. Parabéns pela iniciativa!”, expressa André Pacheco.

Melpolinário

Os estudantes puderam acompanhar a Trilha do Meliponário e ficaram atentas às explicações do monitor, o biólogo Maicon Mayer. Colmeias de diferentes espécies de abelhas minúsculas. Visitaram também o projeto Bee Care, Hotel de Abelhas solitárias, com apoio da Bayer. A Guerreiro Lima faz parte das escolas inovadoras Aurora e trabalha a sustentabilidade.

O professor e mediador da Escola Aurora, Leandro Martins, desenvolve com os estudantes, desde 2015, o projeto de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), com alto valor nutritivo. “As mini abelhas é mais um projeto que será estudado e, possivelmente, será implementado, pois as abelhas não possuem ferrão e são polinizadoras das culturas”, destaca a vice-diretora e coordenadora pedagógica da Guerreiro Lima, Fernanda Bittencourt, que também é monitora na Quinta da Estância.