02/10/2019
Escola Municipal de Educação Infantil Mariquinha comemora três anos

O prefeito em exercício Russinho Elias, acompanhado do secretário de Educação, Carlos Bennech, do secretário Geral de Governo, Dédo Machado, e do vereador Maninho Fauri, prestigiou as comemorações do terceiro aniversário da Escola Municipal de Educação Infantil Mariquinha, localizada na Vila Augusta. A data foi celebrada com festa e uniu professores, colaboradores, equipe diretiva, conselho escolar, membros do Conselho de Pais e Mestres e convidados.

A importância da escola para as famílias foi destacada por Russinho, que reconheceu a função histórica da instituição na região. “O nome da escola não poderia ser outro e dá continuidade ao trabalho dessa senhora que marcou a vida de muitas crianças da nossa comunidade”, comemorou.

O nome da escola é uma homenagem à Maria Teixeira dos Santos, conhecida na Augusta como Dona Mariquinha. Segundo familiares, o apelido foi dado pelos irmãos mais novos. Vindo de família humilde, desde muito jovem já exercia a atividade de cuidar dos irmãos menores para que seus pais trabalhassem.

Com o Ensino Fundamental incompleto, ela assumiu, nos anos 80, a administração da creche, onde atendia crianças a partir de zero anos de idade, auxiliando as famílias que moravam nas proximidades da vila. Dona Mariquinha faleceu no dia 22 de janeiro de 2000 e a escola de Educação Infantil municipal foi construída em seu nome no mesmo local onde funcionava a antiga creche.