28/08/2019
Semana da Pessoa com Deficiência reflete acessibilidade, inclusão e políticas públicas

Foram 6 dias de reflexão, trocas e diversão. A 14ª Semana da Pessoa com Deficiência, começou no dia 21 de agosto, com a apresentação do Coral da Escola Jardim Outeiral na Câmara de Vereadores de Viamão.

Na pauta, a principal discussão dos grupos de conversa do dia 22 destacaram a importância da acessibilidade e inclusão. "Temos que lembrar que inclusão não é apenas uma rampa em um prédio. Inclusão é saber receber um deficiente visual, um deficiente auditivo, entre outros", explicou Maria Helena Santos, coordenadora do setor de Educação Especial da Secretaria da Educação, em um dos encontros.

Na roda de conversa sobre Múltiplas Deficiências, no dia 26, uma lupa foi colocada na necessidade da implementação de políticas públicas efetivas para as pessoas com deficiência. "A mobilização da sociedade para que possamos verdadeiramente implantar uma política de inclusão é fundamental", explicou o assistente social Márcio Heitch Ferreira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPEDE).

Além dos Fórum Temáticos, a semana também teve momentos lúdicos. O Recreando esteve na Praça Júlio de Castilhos, no sábado (24), com brinquedos e diversão para as famílias viamonenses. Para encerrar a semana de dedicação às pessoas com deficiência, o Departamento de Desporto Escolar da Secretaria de Educação promoveu, nesta quarta-feira, 28, uma integração para todos os alunos com deficiência da rede municipal e da Apae Viamão. Cerca de 120 estudantes participaram das atividades de recreação e lazer e receberam um lanche especial.