05 JUL 2019
Gestão Municipal investe em desenvolvimento infantil e pré-escolar

Na manhã de hoje (5), a Secretaria Municipal da Educação realizou o seminário “Desenvolvimento Infantil e Pré-escolar”, para as professoras e diretoras das escolas de educação infantil. Esse é o primeiro passo para abranger também o Jardim I no Sistema de Ensino Estruturado e obter maior desempenho dos alunos em sua trajetória escolar.

O facilitador foi o professor, pesquisador e fundador do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, que falou que a criança é um complexo de tudo aquilo que passou para chegar até ali, na escola. Segundo Oliveira, desde a gestação a criança vai acumulando informações. “É nessa fase, chamada primeira infância, que o cérebro mais se desenvolve em termos estruturais. São os anos mais ricos para o aprendizado".

Oliveira ressalta que as conexões se formam nessa fase, por isso a importância da atenção, das brincadeiras, do vocabulário, das conversas e da leitura.

“As crianças desenvolvem habilidades fundamentais, através das brincadeiras e das interatividades. Esse é o papel fundamental da família e do educador, em dar atenção e transmitir confiança. Está comprovado que amar, brincar e cuidar são os principais fundamentos para o desenvolvimento das crianças, principalmente porque o vínculo é sinônimo de segurança. É esse o primeiro passo para a alfabetização”, encerra.

VINCULADOS À PÁGINA:
© Copyright Instar - 2006-2020.