19 ABR 2019
Garanta seu Bolsa Família

Em todo o Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família. O programa contribui para o combate à pobreza e à desigualdade, utilizando os dados registrados no Cadastro Único, para identificação das famílias. Na prática, quem mais necessita, que são as famílias que vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza, recebe um benefício social para sair desse quadro.

Quem pode participar?

Podem participar do programa todas as famílias com renda por pessoa de até R$ 89,00 mensais ou famílias com renda por pessoa entre R$ 89,01 e R$ 178,00 mensais, desde que tenham crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos.

Como se cadastrar?

Não existe um cadastro específico ao Programa Bolsa Família, o que ocorre é que o cidadão se inscreve no Cadastro Único e verifica se possui ou não requisitos para o benefício.

O Programa Bolsa Família possui três objetivos principais:

• Auxiliar as famílias de baixa renda atendidas pelo programa, pois todos os meses elas recebem um benefício em dinheiro, que é transferido diretamente pelo governo federal;

• Dar acesso a direitos sociais às famílias, que em contrapartida, devem cumprir alguns requisitos, que têm como objetivo reforçar o acesso à educação, à saúde e à assistência social;

• Articular com outras ações, devido ao Bolsa Família proporcionar a integração e articulação de várias políticas sociais, estimulando desenvolvimento das famílias e contribuindo para elas superarem a situação de vulnerabilidade e de pobreza.

Procure a Secretaria da Cidadania e Assistência Social ou o CRAS mais próximo e verifique mais informações:

Bolsa Família – Rua Dois de Novembro, 49, Centro. Telefone: 3446-3731. Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8 às 11h e das 13h às 16h30;

CRAS Centro/Tarumã – Rua Jorge Kalil Flores, 231, Centro. Telefone: 3492-3315;

CRAS Águas Claras – ERS 040, Estrada Nossa Senhora dos Navegantes, 375, Itapuã. Telefone: 3494-1230;

CRAS São Lucas – Av. Senador Salgado Filho, 4661, São Lucas. Telefone: 3492-2607;

CRAS São Tomé/Martinica – Rua Martinica, 110, Santo Onofre. Telefone: 3444-1263;

CRAS Monte Alegre – Rua Amazonas, 740, Monte Alegre. Telefone: 3493-7602.