26 MAR 2019
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Viamão acolhedora!

Quando alguém sai da cidade na qual nasceu e cresceu para tentar a sorte num lugar novo, não é nada fácil: conseguir uma casa nova, um emprego e se adaptar com a família na nova comunidade são desafios que exigem muita coragem.

E é justamente essa situação que os 39 imigrantes venezuelanos estão enfrentando desde o dia 18 de dezembro de 2018 quando chegaram a Viamão.

Muitos dos problemas já foram sanados com o auxílio da Prefeitura de Viamão, através do suporte das secretarias municipais da Cidadania e Assistência Social (SMCAS), do Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo (SMDEICT), e da Educação (SME), em parceria com o Instituto Marista Graças.

Com a confecção dos currículos realizada pela SMCAS, levando em consideração a qualificação profissional de cada candidato, os venezuelanos puderam ser encaixados em diversas vagas de trabalho. A SMDEICT teve papel fundamental nesse processo, pois dialogou com o empresariado local e obteve muitas respostas positivas de oportunidades profissionais.

Até agora, em três meses de abrigo no Brasil, dos 25 venezuelanos, adultos e adolescentes, 18 foram empregados:

- 12 em supermercados (4 no Rissul e 8 no Guarapari);

- 3 numa fazenda, na colheita de arroz (Engenho Dom Carlito);

- 1 em salão de beleza (Hair Brasil);

- E 2 na Empresa de Transporte Coletivo Viamão.

Mas as boas notícias não param por aí. Nessa terça feira, mais dois venezuelanos foram encaminhados ao Supermercado Guarapari para conhecer as instalações do centro de distribuição da empresa. O objetivo da visita era de ambientar os candidatos latinos na nova empreitada no Brasil.

Um dos dois é o senhor Miguel Angel Cedeño, de 48 anos, operador de máquinas pesadas, veio para o Brasil com a esperança de conseguir uma oportunidade para voltar a ser um cidadão. “Tenho 5 filhos, mas quatro são maiores de idade e ficaram na Venezuela. Desde que cheguei aqui, no ano passado, com minha esposa e a minha filha mais nova de 13 anos, tive a certeza de que tudo seria diferente. Eu já trabalhei um mês na colheita de arroz, na Boa Vista, e agora estou recebendo uma nova oportunidade no depósito do supermercado Guarapari. Gostei muito do que vi”, comemora Miguel.

Assim como o Miguel, também foi conhecer o novo emprego, o senhor Aquilino Antônio Villegas, de 57 anos, que trabalha com máquinas pesadas, como mecânico. Ele tem dois filhos, um de 24 e outro de 34 anos, sendo que um deles já está trabalhando no Supermercado Rissul. “É confortante ver que um dos meus filhos já conseguiu uma vaga de trabalho. Eu, por exemplo, desde os 18 anos de idade trabalho com manutenção de motores pesados, mas hoje não tenho como exigir nada. Estou num lugar novo e onde conseguirem uma chance para mim, me dedicarei com toda a minha devoção”, exalta Miguel.

Segundo o representante da SMDEICT no Plano de Ação Humanitária de Acolhimento de Migrantes Venezuelanos, diretor administrativo Silvio Duarte, os dois venezuelanos tem esta semana para organizar seus documentos e ingressá-los na empresa. “No que depender da prefeitura, o Miguel e o Aquilino já entregam os documentos até quarta-feira, dia 27, e começam a trabalhar no dia 1º de abril”, explica Silvio.