Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal Viamão-RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Instagram
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,78
Notícias
Principal   Notícias
 

20/03/2019
DESAFIO do Lixo: #trashtagviamão

Você conhece o “Desafio do Lixo”? É uma brincadeira sustentável que tomou conta das redes sociais. O desafio está viralizado na internet e o objetivo é limpar o mundo. Você também pode fazer parte, começando pela sua rua. Chame a sua turma e torne o seu bairro um lugar melhor de se viver!

A ideia surgiu quando um usuário do reddit  publicou fotos de uma área repleta de lixo, com uma pessoa mostrando o antes e depois do local. A mensagem ia mais longe e desafiava os outros a fazer o mesmo: “Aqui vai um novo desafio para vocês, adolescentes entediados. Tire uma foto de uma área que precisa de um pouco de limpeza ou manutenção, então tire uma foto depois que você tiver feito algo sobre isso e poste aqui“. Após a publicação, os usuários da plataforma decidiram em conjunto utilizar a #trashtag para postar imagens de áreas que passaram por suas intervenções. Só no Instagram, mais de 24 mil pessoas já utilizaram a hashtag, mostrando o resultado do desafio.

Se o lixo é descartado em locais inapropriados, ele pode acumular água, servir de criadouro para mosquitos ou, até mesmo, entupir valas e bueiros e parar nos rios e córregos. Com isso, ele contamina os cursos d’água que poderiam abastecer toda uma população. Há cerca de 200 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) espalhados por todo município – em escolas, unidades de saúde e prédios públicos – que recebem o lixo seco. Além disso, essa iniciativa é uma alternativa que contribui para a geração de emprego e renda no município, através do reaproveitamento e da reciclagem que é feita pela cooperativa de catadores do município. As duas unidades de triagens municipais (Estalagem e Beco dos Soares) também recebem o lixo seco, em horário comercial.

Outra alternativa é o Ecoponto (em frente à Escola Estadual Farroupilha, na ERS 040, parada 53) para entrega gratuita de materiais recicláveis, óleo de cozinha,  objetos sem uso, móveis (quebrados ou reaproveitáveis), eletrodomésticos, eletroeletrônicos e materiais de informática em geral.

Seja consciente e responsável e dê o destino correto ao lixo:

- Lixo Seco (materiais recicláveis): entregue a coleta seletiva nos bairros, nos PEVs, nas Unidades de Triagens municipais ou no Ecoponto.

Lâmpadas: supermercados e ferragens

Pilhas e baterias: supermercados

Baterias de celular e celulares: lojas que vendem celular (logística reversa)

Remédios vencidos: unidades de saúde

Óleo de cozinha: acondicionado em garrafas PETs, em qualquer PEV, Unidade de triagem ou no Ecoponto

– Móveis, informática, eletrodomésticos e eletroeletrônicos: Ecoponto (em frente à Escola Estadual Farroupilha, na ERS 040, parada 53), de segunda a sábado, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Eletroeletrônicos e informatica: corredor central da Prefeitura de Viamão

– Roupas: Ecoponto ou Fábrica da Cidadania (Complexo Ana Jobim – ERS 040, parada 36, Cecília)

 

 
 
 
 
Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2019.
Todos os direitos reservados Instar
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia