13 MAR 2019
Núcleo de apoio na humanização do atendimento à saúde

Você sabe que a Estratégia de Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população e é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) para muita gente. E o agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe e faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente.

Então, para dar suporte a essas equipes, existe o Núcleo Ampliado à Saúde da Família (Nasf). O Nasf é composto por equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF) e de atenção básica para populações específicas, como consultório na rua, e com o Programa Academia da Saúde, que hoje são cinco: Florença, Santa Isabel, Tarumã, São João Vianey e Itapuã.

Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, atendimento compartilhado entre profissionais, tanto na Unidade de Saúde, como nas visitas domiciliares, e construção conjunta de projetos terapêuticos. Hoje, estão inseridos no Nasf cinco profissionais – dois fisioterapeutas, um educador físico e dois farmacêuticos – que atendem a oito unidades de saúde: Augusta Marina, Augusta Meneguine, Elza, Santa Cecília, Monte Alegre, Águas Claras, Capão da Porteira e Itapuã.

A ideia é que os profissionais da equipe do Nasf possam compartilhar o seu saber específico com os profissionais da ESF, fazendo com que a equipe Saúde da Família amplie seus conhecimentos e, com isso, aumente a resolutividade da própria atenção básica. Nas Unidades de Saúde urbanas, a equipe faz visitas semanalmente. Nas rurais, quinzenalmente. Os profissionais também orientam os grupos de caminhada, tabagismo, jardinagem, saúde emocional, planejamento familiar, entre outros, com o intuito de promoção da saúde e escuta qualificada, fazendo a diferença na vida das pessoas.

Grupo Flores

Todas as terças-feiras, às 14 horas, a equipe coordena o Grupo Flores, na UBS Augusta Meneguine, juntamente com as agentes comunitárias de saúde. Participam mulheres vítimas de violência e com transtornos leves. É um trabalho de “formiguinha”, onde os resultados são a longo prazo. “Estamos desenvolvendo esse trabalho aqui há dois anos. Primeiro convidamos as mulheres para participar, criando um vínculo entre elas e a equipe, gerando uma relação de confiança. A partir daí elas se sentiram à vontade para contar suas histórias de vida e compartilhar sentimentos – tanto alegrias quanto tristezas”, explica a fisioterapeuta Cristiane Krás Borges, coordenadora do Grupo.

Giovana, Ana Paula, Tânia, Joana, Gislaine, Lidiane, Raquel, Rosane e Arminda participam do Flores há um ano e meio e se sentem integradas. As histórias de vidas são marcadas por uma doença que vem afetando uma grande parte da população: a depressão. Medicadas, elas ganham forças para vencer as suas rotinas se apoiando mutuamente. “É muito importante elas saberem que tem pessoas que se importam com elas. Olhar no olho, uma palavra, um abraço, uma relação afetiva mesmo para que possam superar a fase e seguir em frente. Nossos encontros são marcados por atividades e rodas de conversas, com o intuito de incluí-las nos espaços e na sociedade para que se sintam livres e saibam dos seus direitos”, conclui Cristiane.

O encontro do dia 12 de março teve um gostinho especial. Foi uma homenagem da equipe ao Dia da Mulher e teve brechó, maquiadora, manicure, comes e bebes, além de um sorteio de uma cesta. Rosane estava muito feliz, pois comemorava uma semana longe do álcool. E, de quebra, foi sorteada com a cesta. “Estou muito feliz e o universo está contribuindo para isso”, expressa Rosane. A comemoração foi organizada pelas agentes comunitárias de saúde Jessica Hanes e Thabata Lopes, pela farmacêutica Salma Vargas e por Cristiane Krás Borges.