25 OUT 2018
É de pequenino que começa o cuidado com os dentes

Hoje, 25, é o Dia Nacional da Saúde Bucal e do Dentista. O dia é dedicado a conscientizar sobre a importância de manter uma boa higiene bucal e ir, periodicamente, ao dentista. Os cuidados devem ser desde bebê ou o aparecimento do primeiro dentinho. Na rede municipal, temos profissionais preparados para atender ao universo infantil e tornarem a consulta agradável. Na UBS Vila Elza, o odontólogo Bernardo Kern, pede ajuda ao Tigrão, um tigre de pelúcia que tem uma boca enorme, que abre e fecha. Uma escova de dentes gigante faz o trabalho de escovação. Primeiro, o dentista mostra como é feita a higiene e, depois, é a criança quem faz a escovação no Tigrão.

O xará de Kern, Bernardo Bragança, 5 anos, frequenta o consultório há dois anos e sabe que para ter os dentinhos saudáveis deve escová-los após as refeições, passar o fio dental e comer menos balas, doces, refrigerantes e salgadinhos. Sua mãe, Michele Bragança, fala que a visita periódica ao dentista faz a diferença. “É bom ele relembrar os cuidados com os dentinhos.” Michele é mãe também de Eric, 17 anos, e de Alexia, 6 meses, e mora na Helenita.

Kern é dentista na Prefeitura há 31 anos e, desde o ano passado, integra a Equipe de Saúde Bucal da unidade, juntamente com a auxiliar de saúde bucal Maria Araújo Duarte. Além do atendimento clínico no consultório odontológico, Kern e Maria trabalham a prevenção e a orientação nas escolas da região que integram o programa “Sorrindo para o Futuro”, em parceria com o Sesc – EMEF Monteiro Lobato e EMEI Stella Virgínia Konrad – e na EEEM Nísia Floresta.

Faça como a Michele e não deixe para depois os cuidados com os dentes dos seus filhos. A primeira consulta é agendada através do Viamão Saúde, telefone 0800.642.4440, e as outras, na própria unidade.