01 OUT 2018
Cerca de 20 mil pessoas prestigiaram a 14ª Feira Literária de Viamão

“Um leitor vive mil vidas antes de morrer... O homem que nunca lê vive apenas uma”, já expressava George R. R. Martin, autor da série de livros Game of Thrones.  Esta, sem dúvida alguma, foi a maior edição da Feira Literária de Viamão, em número de público participante. Cerca de 20 mil pessoas passaram pela Praça Cônego Bernardo Machado nos quatro dias de evento. O público participou ativamente de todas as atrações da Feira.

A leitura pode melhorar significativamente a vida de alguém, e existem várias maneiras de tornar essa atividade mais divertida, não importa se você quer ser um leitor ávido ou se só quer ler um livro por causa do trabalho ou da escola. Contação de histórias, dramartugia, oferta de obras adequadas à idade, contato do autor com o público... E é por isso que a Prefeitura de Viamão promove há 14 anos a Feira Literária – um espaço onde são encontradas peças teatrais, contação de histórias, bate-papo com o autor, exposição de projetos, livros à venda, além de shows culturais, artísticos e musicais.

Durante os quatro dias de evento – de 27 a 30 de setembro – o público pode participar da programação, que estava bem diversificada. A abertura teve a participação da cantora viamonense Laura Lima (MPB), do comediante Marcelo Marrom, causador de várias gargalhadas, e do cantor Nando Reis e banda. A patrona da 14ª Feira Literária, a pedagoga Maria Clarice de Oliveira, ressalta que a leitura abre espaço para a cultura e a aprendizagem em qualquer lugar do mundo. “Acompanhei durante o dia a interação das crianças com os espetáculos e com as oportunidades de leitura. A cada ano, a Feira fica maior e melhor. Muito obrigada por terem me escolhido patrona desta edição. Estou sem palavras”, finaliza Maria Clarice.

O secretário de Educação, Carlos Bennech, fala sobre o tema da Feira, que é sustentabilidade, e que todos têm o dever de colaborar para a preservação do meio ambiente, seja cuidando da limpeza da cidade, seja usando racionalmente a água, seja repensando, reduzindo o consumo, reutilizando e reciclando materiais. “Temos também o projeto Escritor na Escola, no qual diversos autores foram às escolas da rede falar sobre suas obras e conquistar novos leitores. Hoje, alguns estão participando desta edição e interagindo não só com a comunidade escolar, mas com a comunidade como um todo!”, expressa Bennech.

O prefeito, André Pacheco, destacou que a programação foi pensada para atrair todos os tipos de públicos, com acesso a obras lierárias, autoajuda, espíritas, católicas, entre outros gêneros, peças teatrais, shows e atividades culturais. “A educação é o carro-chefe para transformarmos o mundo. É através da educação que se aprende que as ações de preservação do meio ambiente que fazemos hoje terá um reflexo positivo para as novas gerações no futuro”, conclui Pacheco.

A diretora da EMEF Paulo Freire, Vanessa Padilha, considerou a Feira maravilhosa. Os seus alunos trabalharam a leitura e tiveram a oportunidade de conhecer o escritor Celso Cisto, através do projeto Escritor na Escola. “A Feira Literária é muito importante para o crescimento do cidadão e para o mundo imaginário da criança. Estamos muito felizes em trazer os estudantes do 3º ao 5º ano para participar das oficinas e das esquetes teatrais.”

A estudante do 5º ano da EMEF Paulo Freire, Maria Luiza Lopes, gosta muito de ler obras literárias. O último livro que leu foi A nada fácil vida de um cachorro, que conta a história de um cachorro que perde o seu dono. “Este ano a feira está mais legal, porque teve mais teatro. Na escola a gente trabalha a leitura de forma dinâmica – a gente lê e depois faz um desenho e escrevendo a sua compreensão da leitura.”

Atrações principais

Marcelo Marrom – Teve duas apresentações: a primeira, um show de humor, com a participação de seu filho, Cauê Marrom, onde contou vários episódios trágicos-cômicos da sua vida; a segunda, a palestra motivacional “Não durma antes de sonhar”, onde ele convida o público para acreditar em si mesmo e jogar ao universo palavras positivas, para trazer para si só coisas boas.

Nando Reis & Os Infernais – Trouxe para Viamão o seu novo álbum – Jardim Pomar – e relembrou músicas como “Os cegos do castelo”, “Pra você guardei o amor”, “All star”, “Marvin”, entre outras. A Praça Cônego Bernardo Machado lotou completamente e as imagens do palco foi projetada na parede frontal da Igreja Matriz. Foi a primeira vez que o músico esteve em Viamão.

Kell Smith – A cantora se encantou com a cidade e com o carinho das fãs. A plateia estava repleta de adolescentes e pré-adolescentes, que cantaram todas as suas músicas. Muito performática e expressiva, Kell interagiu com o público e, ao final foi cumprimentar suas fãs.

Leandro Hassum – Com 65 Kg a menos, depois que fez a cirurgia bariátrica, Hassum não tem mais a cara de gordinho engraçado. Exibe até um porte atlético, mas nem por isso deixou de ser engraçado e fazer graça. Interagiu com a plateia e fez muitas piadas com histórias de gordinhos.

Mascavo – A banda levou para o palco muita animação e vibrações positivas. Toda platéia cantou junto várias músicas, entre elas “Um anjo do céu” e “Maria ou Joana”.

Wilson Paim – Lotou a plateia e cantou várias músicas, entre elas “Vitória Régia”, na qual chamou sua esposa e filhos para o palco.

Grupo Rodeio – Levou muita animação para o palco e a platéia levantou e fez do espaço um grande baile, onde o grupo entoou canções tradicionalistas e fandangueiras.