26 SET 2018
Juntos, Prefeitura e Coovir ampliam a coleta de lixo seco no município

Viamão está com um trabalho de reeducação ambiental – O Cidade Limpa – em todos os núcleos escolares da rede municipal. A coleta seletiva é feita através de dois modelos: ponto a ponto, com mais de 150 PEVs (contêineres) instalados em prédios públicos e escolas; e, porta a porta. A coleta é feita pela Cooperativa de Trabalho Viamonense de Catadores e Recicladores (Coovir).

Na manhã desta quarta-feira, dia 26 de setembro, o prefeito, André Pacheco, e o secretário de Meio Ambiente, Gilberto Fraga, estiveram visitando o Galpão de Reciclagem Beco do Soares, administrado pela Coovir. A visita teve o intuito de melhorar e ampliar o recolhimento de lixo seco na cidade, expandindo com a construção de dois galpões: um na Santa Isabel e o outro em Águas Claras.

A coleta seletiva iniciou em junho de 2014, pela Coovir, com um galpão, dois caminhões e um carrinho coletor, atendendo ao Centro e aos prédios públicos, com 23 cooperados. Hoje são dois galpões de triagem (Estalagem e Beco do Soares), cinco caminhões, um triciclo e uma moto, atendendo toda região urbana, com 43 cooperados.

A presidente da Coovir, Laura Lemoyne, recebeu Pacheco e Fraga e mostrou como é feita a triagem e separação do lixo seco. O prefeito falou que está estudando iniciar mais uma serviço para a população – Bota Fora, visando a redução do descarte irregular de móveis, restos de podas e objetos em desuso. “A ideia é concentrar quatro Ecopontos em grandes regiões e concentrar, semanalmente, o Bota Fora em uma região, para que os moradores possam descartar esses materiais diretamente num caminhão, evitando, assim, acúmulos irregulares”, explica Pacheco. Nos próximos dias será criado um Grupo de Trabalho, envolvendo as secretarias de Meio Ambiente e Geral de Governo, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Coovir.

Mude seus hábitos

Você sabia que cada pessoa produz, em média, 1,5 kg de lixo por dia. Então, se Viamão possui uma população estimada em 250 mil habitantes, são produzidos, diariamente, 375 toneladas de lixo. Em um ano, isso significa 137 mil toneladas de lixo por ano.  Uma forma simples para ajudar na redução deste problema, é fazer a separação do lixo seco. Além de contribuir para o meio ambiente, estamos incentivando a reciclagem e a geração de renda.

Por meio  da separação,  é  possível  reaproveitar  certos  tipos  de materiais, como plástico, papel, madeira,  alumínio,  vidro,  entre  outros,  são  materiais  que,  ao  invés  de  virarem  lixo  e  serem novamente  extraídos  da  natureza,  podem  ser  reciclados,  evitando  assim  que  os  recursos  naturais se acabem mais rapidamente.