03 SET 2018
Casa Viamão na Expointer 2018

A participação de Viamão na 41ª Expointer, em 2018, trouxe a Casa Viamão como o espaço de união do empreendedor. Com a organização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com diversas empresas e entidades sociais representando a atividade econômica do Município, o público pôde conferir as forças que fazem de Viamão, uma cidade que prospera e proporciona condições para empresas se instalarem na cidade.

Os 18 parceiros que colaboraram com a realização da casa Viamão foram a ACIVI, Arq. MDF, Autódromo de Tarumã, Camping Varzinha, Engenho Viamonense, Erva Alvoradense, GVRC, Hípica Terezinha, Morada dos Bugios, Náutica Barreto, Nektarium, Praias Tur, Quinta da Estância, Quinta da Passiflora, Recanto do Vagalume, Sindicato Rural, Tecnopuc e W3 Móveis. Eles expuseram seus produtos e serviços, que foram desde erva-mate, flores e planos de viajem a um automóvel Maserati pronto para provas de automobilismo. A estimativa dos organizadores é que tenham passado pelo estande Casa Viamão, durante os 7 dias da Expointer 2018, aproximadamente 1.500 pessoas.

O secretário da pasta, Túlio de Souza, reforçou os valores que Viamão apresentou na Expointer. “É, sem dúvidas, uma oportunidade de mostrar o que nossa cidade tem de mais rico, nosso trabalho. Viamão possui uma força de trabalho que empolga e não podemos deixar que ela migre a outras cidades. A nossa gestão está engajada em proporcionar mais alternativas de trabalho, por isso estamos investindo cada vez mais em condições atrativas para as empresas virem para o município”, explica o secretário.

Na oportunidade, o prefeito André Pacheco e o secretário apresentaram o novo projeto para desenvolvimento econômico de Viamão, é o “Centro de Comércio, Turismo e Negócios”. A iniciativa, com previsão de lançamento oficial para este mês, já dispõe de um espaço de 12 mil metros quadrados, na antiga área do 18º BPM. O projeto vai comportar feira permanente com a produção econômica da cidade, um paradouro para turistas com comércio e restaurante, uma outra feira permanente de atacado e varejo do agronegócio, e uma incubadora em parceria com o SEBRAE para fomento do empreendedorismo local. Além disso, contará ainda com um importante espaço para realização de eventos culturais.

O prefeito corroborou com a opinião do secretário Túlio sobre o fomento aos empregos na cidade. “Viamão é o município que mais cresce no Estado, segundo o site do Empresômetro. De 2016 para cá, por exemplo, aumentamos, em 15,66%, o número de CNPJs abertos. O SEBRAE também aponta Viamão como a 10ª cidade gaúcha em potencial de consumo. Tudo isso é reflexo do planejamento de nossa gestão, focada no desenvolvimento e o progresso da cidade, por meio da industrialização que gera mais empregos”, finaliza Pacheco.