17 ABR 2018
Educação Infantil tem a primeira formação no Pnaic

Na manhã de sábado, 14, foi realizada a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), no auditório do Walter Graff. Esta é a primeira formação do Pnaic em Viamão que os professores da educação infantil participam. Como a proposta é que os estudantes estejam alfabetizados até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, é necessário começar a trabalhar com eles desde a educação infantil.

Na formação foram abordados o currículo e a linguagem a ser abordada na educação infantil. O currículo é formado por um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico. “As crianças constroem suas identidades pessoal e coletiva através das interações, relações e práticas cotidianas que vivencia. Isso se dá através das brincadeiras, fantasias, imaginação, experimentação, desejos, observação, questionamentos, entre outras. Assim, elas constituem seus sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”, explica Cíntia Kath, a apresentadora da formação.

A formação foi fundamental para os professores, pois eles estão sempre em busca de enriquecimento de saberes, para que na prática, esses novos métodos sejam aplicados na sala de aula. “A formação do PNAIC de Sábado nos proporcionou um momento reflexivo, com trocas de experiências. Momento este, muito importante para a ampliação da qualidade do ensino. Foi um encontro produtivo, interativo e nos trouxe visões variadas da nossa prática das diversas escolas presentes”, afirma a professora de Educação Infantil e Coordenadora Pedagógica da EMEF Dom Diogo, Josiane Baldez.