16 ABR 2018
Matemática é tema da 1ª Formação do PNAIC

Que a Matemática é um bicho papão para qualquer aluno, não há dúvida alguma. E esse dado foi confirmado através de um levantamento realizado entre os docentes da rede pública de educação do Município. O estudo apontou como conteúdo de maior dificuldade de aprendizado entre os alunos a Matemática. Por isso a Prefeitura está tentando solucionar esse problema.

A Secretaria Municipal de Educação realizou, nesse sábado, dia 14, a primeira etapa do Ciclo de Formação Presencial de Professores do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Esse projeto tem o intuito de letrar todos os alunos até 8 anos de idade, que através da iniciativa do Município orientou os professores da rede de ensino municipal e estadual, sobre esse tema tão complexo.

Para os professores, o corpo docente do Município está apto para ensinar e a absorver mais informações. É o que pensa a professora Gladis Nara, da EMEF Sargento Manoel Raymundo Soares, no bairro Vila Augusta. Há 35 anos trabalhando na rede pública de ensino de Viamão, ela comenta que as crianças não sabem o que trabalhar com a Matemática, nem que ela é utilizada em tudo. "Nós precisamos dar um enbasamento para que eles entendam a importância dela. Então, todo treinamento e orientação que tivermos, é muito bem vindo", explica Gladis.

A formação foi realizada no auditório da Associação Novo Lar, no bairro Jardim Lisboa, e contou com a presença de quase 200 professores. Dentre eles, também esteve no treinamento a professora Gisele Martins, há doze anos trabalhando como docente em Viamão. Ela explica que a Matemática não é difícil. "Cabe ao professor ensinar, colaborar e mostrar que nem tudo é como eles pensam. Se o aluno se dedicar e for incentivado, a Matemática pode se tornar uma valiosa feramenta para a vida dele", relata Gisele.

O encontro foi uma das oportunidades para os educadores obterem orientações, dados e experiências de ensino sobre a Matemática aplicada ao cotidiano dos alunos do 1º ao 3º ano. Ao longo do ano, o PNAIC realizará mais dois encontros para formação de professores do Município, ainda com enfoque na Matemática.