08 MAR 2018
Mulheres Fortes e suas escolhas

Viamão: Aqui as mulheres têm apoio para serem protagonistas de suas histórias.

“Ser mulher é ser mais forte do que os olhos podem ver. É ter no coração lugar para todos os sonhos do mundo. Mas, muitas vezes, para pensar assim, a mulher precisa de ajuda para ser protagonista de sua história. E é por isso que hoje temos o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, onde a acolhemos e a apoiamos a reconstruir sua vida”, ressalta a coordenadora da Mulher, Bruna Garcia. No CRM a mulher vitimada encontra uma rede de apoio integrada, com atendimento psicológico, social e encaminhamento para qualificação profissional. Paralelamente a isso também existe o trabalho de empoderamento da mulher e prevenção da violência doméstica.

O secretário de Educação, Carlos Bennech, destaca que o Dia Internacional da Mulher é um data de reflexão para se pensar ações que diminuam os paradigmas. A delegada Especializada de Atendimento à Mulher, Jeiselaure Rocha de Souza, fala que hoje existem 600 casos de violência no município. “Isso significa um avanço, um reflexo do trabalho integrado de empoderamento e proteção à mulher. Isso significa que as mulheres estão se sentindo mais seguras para fazerem denúncias e romperem com o ciclo de violência.”

O vice-prefeito, Valdir Jorge Elias, reafirmou o compromisso do município com as políticas públicas integradas e fez um reconhecimento às mulheres mais importantes da sua vida – mãe, esposa e filha, representando todas as mulheres viamonenses. Já o prefeito, André Pacheco, prestigiou o evento pela manhã e parabenizou o trabalho que vem sendo executado para a garantia da igualdade de direitos e reconhecimento profissional e salarial.

Mulheres no Calçadão

Durante todo dia foram disponibilizados diversos serviços e apresentações, tais como:

– Divulgação dos serviços especializados para as mulheres em situação de violência;

– Divulgação dos serviços da Coordenadoria da Juventude;

– Unidade Móvel da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher;

– Distribuição de preservativos e promoção à saúde;

– 50 coletas citopatológicas para análise;

– 50 testes rápidos;

– Cama elástica e brinquedos infláveis do projeto Recreando;

– Atendimento jurídico pela OAB;

– Cadastros do SINE;

– Cortes de cabelo;

– Brechó do Lions;

– Apresentações de danças com o grupo Trama e Arte, Ginástica para a Melhor Idade, dança do ventre e cigana com a Companhia Balady, Roda de Conversa com Anna Paula Bennech e Débora Brandão, violão e voz com Vitória Rocha.

Encerramento da Semana da Mulher

As atividades da Semana da Mulher serão encerradas amanhã, dia 9, com Roda de conversa com as técnicas do CRM, na EMEF Pedro Vicente, na São Tomé, às 14 horas.