21 AGO 2017
O CRAS é a porta de entrada do usuário no SUAS

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada do usuário no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É no CRAS que se dá o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade e risco social à rede de proteção da Assistência Social.

Os CRAS prestam os seguintes serviços:

– Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Familias-PAIF;

– Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV com crianças e adolescentes e com idosos;

– Cadastro Único;

– Orientações, tais como Beneficio de Prestação Continuada;

– Programa Criança Feliz-PIM, iniciando no CRAS Monte Alegre.

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias-PAIF tem por objetivo proteger os direitos das famílias. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV, é realizado em grupos, a partir de faixas etárias, e tem por objetivo estimular as trocas culturais e de experiências de vida, desenvolvendo junto aos usuários o sentimento de pertencimento e de identidade, além de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. O CRAS oferece o SCFV para idosos acima de 60 anos e está sendo implantado o serviço para crianças até 6 anos, juntamente com o Programa Criança Feliz, nos CRAS Monte Alegre e São Tomé-Martinica.

Endereço dos CRAS:

CENTRO TARUMÃ – Rua Jorge Kalil Flores,231, Centro. Telefone: 3492-3315
Abrangência:
Região Autódromo –
Águas Belas, Elsa, Estância Grande, Helenita, Itapema, Jardim Viamar, Passos dos Negros, São Cristóvão e Vida Nova.
Região Centro – Açorianos, Belo Horizonte, Bragança, Campos Verdes, Center Park, Centro, Cinturão Azul, Colorado, Condado de Castela, Condomínio Maria Helena, Dois Irmãos, Dom Feliciano, Estalagem, Fiuza, Ipê, Jardim Fiuza, Jardim Santana, Kwait, Lomba Tarumã, Loteamento Estrada do Cocão, Mendanha, Nossa Senhora de Fátima, Passo do Vigário, Residencial Casa Grande, Setembrina, Sítio São José, Sítio São Vicente, Tarumã, Vila Gonçalves e Valença.

RURAL
CRAS Águas Claras – ERS 040, antiga Escola Apolinário - Águas Claras. Telefone: 3498-2478
Abrangência
Região Águas Claras Águas Claras, Assentamento, Faxina, Morro Grande, Ponta do Aterro e Rincão São Braz.
Região Capão da Porteira Boa Vista, Capão da Porteira, Estiva e Lombas.
CRAS Rural Itapuã - Rua Gaspar Silveira Martins, 166 – Itapuã. Telefone: 3494-1230
Abrangência
Região Itapuã Colônia de Itapuã, Colônia Japonesa, Costa do Oveiro, Gravatá, Horto das Oliveiras, Parque Florestal, Pimenta, Reforma, Sandú, Varzinha e Vila Itapuã.
Região Espigão Beco do Sossego, Capororoca, Espigão, Passo Alferes, Passo da Batalha, Passo do Capão, São Caetano e Sítio Esplanada.
Região Passo da Areia Cantagalo, Curral da Macega, Estrada dos Caetanos, Lomba Verde, Passo da Areia, Passo da Cruz, Passo do Cervo,Passo dos Garcias, Passo do Morrinho, Pedreiras e Pesqueiro.

CRAS SÃO LUCAS – Av. Senador Salgado Filho, 4661 - São Lucas. Telefone: 3492-2607
Abrangência
Região Querência Cohab, Condomínio Charruas, Incas e Maias, Jardim Krahe, Jardim Lisboa, Nova Esperança, Parque Enasa, Pró-Morar, Querência e Vidigueiras.
Região São Lucas Caçula, Cantegril, Pinheiros, São Lucas, Sepé Tiaraju e Vontobel.
Região Viamópolis Esmeralda, Cinco Irmãos, Gaúcha, Iara, Minuano, São Jorge, Vera Cruz , Viamópolis, Hidráulica/Represa.

SÃO TOMÉ/MARTINICA – Rua Canguçu, s/nº, São Tomé. Telefone: 3444-1263
Abrangência
Região Santo Onofre Bernadete, Carlota, Concórdia, Eletra, Florescente, Jaguaribe, Jardim Elizabete, Jardim Ipiranga, Jardim Maratá, Martinica, Oriente, Orieta, Pardo Arejano, Pérola, Recanto da Lagoa, Residencial Figueiras, Santa Maria, São João Batista, Santa Úrsula, Santo Onofre, Beco dos Cunhas e Universal.
Região São Tomé Araçá, Branquinha, Loteamento Gonçalves Santos, Jardim Outeiral, Loteamento Nossa Senhora da Esperança, Parque Farroupilha, Planalto, Santa Rita e São Tomé.

MONTE ALEGRE – Rua Amazonas, 740, Monte Alegre. Telefone: 3493-7602
Abrangência
Região Augusta Augusta Marina, Augusta Meneghini, Augusta Fiel, Bonanza, Castelinho, Novo Horizonte, Parque Arbom, Paraíso.
Região Cecília Cecília, Florença, Império,Júlia, São Miguel e Jardim Schonwald. Região Jary – Jary, Loteamento Rocha, Paraíso e São Leonardo. Região Santa Isabel – Aparecida, Campos da Colina, Diamantina, Irma, Laci, Lanza, Luciana, Medianeira, Monte Alegre, Monte Castelo, Residencial Três Figueiras, Santa Isabel, Santa Miguelina e Universitário.