17 JUL 2017
Saúde e Assistência Social trabalham para resgatar vidas

“Um trabalho de formiguinha, com resultados a longo prazo”, é assim que a coordenadora técnica do Centro Pop, Carla Baptista, denomina o resgate da cidadania das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e vivem na rua. Todos os dias a sementinha é plantada, mas ela demora muito para dar os frutos esperados. O acolhimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Desde que o Centro foi inaugurado, em maio de 2014, já foram atendidas cerca de 421 pessoas. Destes, cerca de 10% (42 usuários) voltaram a morar com suas famílias, outros estão trabalhando durante o dia e outros conseguiram ter uma casa para morar.

Rotina diária

De acordo com a Secretária Da SMCAS Maria Rita Cardozo, o Centro Pop tem capacidade para atender, por dia, 20 pessoas. Eles chegam, recebem um kit de higiene, tomam banho, almoçam, possuem um armário para guardarem seus pertences, lavam suas roupas na lavanderia, participam de oficinas, almoçam, e, às 17 horas, vão para o albergue noturno Santa Edwiges, onde recebem a janta e uma cama quentinha para dormir.

O trabalho de resgate da cidadania é diário e o Centro trabalha integrado com os profissionais da Abordagem, do Consultório de Rua e do CAPS AD. “É uma população migratória que circula entre as cidades metropolitanas. Por isso a parceria com os outros serviços de acolhimento é fundamental para o resgate da sua autoestima e, por conseguinte, da sua cidadania.” Uma vez por mês, a equipe de todos os serviços (Abordagem, Consultório de Rua, CAPS AD , Centro POP) se reúnem para tratar caso a caso os usuários que integram o serviço e Albergue .

Além disto, existem reuniões quinzenais entre o Centro Pop e Albergue para alinhamneto de ações.

Carla destaca que a reinserção social é um processo complexo, cujo ritmo varia de pessoa a pessoa. Em Viamão, a intervenção para que isso ocorra está sendo articulada por políticas públicas intersetoriais, com atendimento psicológico, médico, assistência social, oportunidades específicas de trabalho através do Acessuas, e de complemento de renda, através do Cadastro Único e Bolsa Família. O morador de rua também pode ser inserido em oficinas terapêuticas e encaminhado ao CAPS AD para redução de danos.

Saiba mais:

Centro POP

A estrutura da unidade conta com cozinha, refeitório, banheiros com chuveiro, lavanderia, sala de abordagem da equipe social, sala de reuniões e sala de atendimento individualizado (serviço social e psicológico). No espaço, as pessoas são acolhidas, recebem kit de higiene pessoal, podem tomar banho e se alimentar.

Os usuários também têm acolhida individual com escuta qualificada, atendimento psicossocial e participam de oficinas socioeducativas e de ressocialização. As atividades são voltadas também para a reinserção familiar dessas pessoas e encaminhamento para o mercado de trabalho.

A equipe profissional é composta por coordenador, assistente social, psicólogo, pedagogo, educador social, administrativo e cozinheira.

Onde fica:

Endereço: Rua Antônio Vivaldi, 454, no bairro São Lucas.

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Albergue Noturno Santa Edwiges

O Albergue Noturno oferece serviço de albergagem noturna - serviços de pernoite, alimentação ,guarda de pertences, lavagens de roupas e abrigamento para pessoas em situação de rua, desabrigo ou em trânsito, seja por motivos de abandono, migração, ausência de residência, sem condições de autossustento ou ainda para aqueles que não contam mais com proteção de suas famílias.

O Albergue tem capacidade para acolher até 25 pessoas, de ambos os sexos, a partir dos 18 anos - 14 vagas masculinas e 11 vagas femininas. Crianças e adolescentes também podem ser acolhidas se possuírem documentos e estiverem acompanhadas pelos responsáveis.

Onde fica:

Endereço: Travessa Farroupilha, 280, no bairro Orieta.

Atendimento: O funcionamento é apenas noturno, das 17h30 até às 8h do dia seguinte. O acolhimento acontece às 17h30, com tolerância até às 19h. A demanda  é expontânea e de acordo com a ordem de chegada.