09 MAI 2017
Prefeito André Pacheco abre conferência do Rotary em Viamão

Com uma saudação de boas-vindas, o prefeito, André Pacheco, acompanhado pela primeira dama, Vanessa Pacheco, abriu na noite da última sexta-feira (5 de maio) a 59ª Conferência Distrital do Rotary, realizada no Vila Ventura Ecoresort. O tema do encontro regional do Distrito 4670, do Rotary International (RI), foi “Empreendedorismo e Sustentabilidade”. A senadora Ana Amélia Lemos realizou uma palestra abordando o tema “Empreendedorismo no Campo e o Agronegócio no Desenvolvimento do Rio Grande do Sul”. O Diretor de RI, José Antonio Figueiredo Antiório, de Osasco (SP), representou com sua fala o presidente do Rotary Internacional, John (EUA).

O encontro reuniu centenas de rotarianos de cerca de 50 municípios do RS e de outros estados do país. A conferência encerra o ano rotário e projeta as ações humanitárias para o ano seguinte. O Rotary tem mais de 1,3 milhão de associados no mundo e se dedica há 112 anos à prestação de serviços voluntários. Fundada em 23 de fevereiro de 1905, por Paul Harris (Chicago/EUA), a instituição lidera, desde 1985, a campanha pela erradicação da paralisia infantil, já tendo arrecadado cerca de US$ 3 bilhões. Espera-se que a erradicação seja atingida em 2018. Hoje, apenas dois países ainda têm casos da doença – Paquistão e Afeganistão, onde guerras e preconceitos são os maiores empecilhos no trabalho voluntário de milhares de rotarianos.

O Rotary Club Viamão foi fundado em 17 de dezembro de 1975 e é um dos milhares de clubes com associados espalhados por todo o mundo, formando o Rotary Club Internacional. Rotary Viamão é constituído de diversos associados rotarianos. Eles são homens e mulheres que prestam serviços voluntários nas comunidades onde atuam, ajudando a promover a ética nos negócios e desenvolvendo projetos em diversas áreas, como a saúde e a educação. Esteve representado no evento pelo seu presidente Alceu Carvalho que salientou que “Empreendedorismo e sustentabilidade é um tema que vem ao encontro da realidade de Viamão. Temos uma gestão pública que vem buscando de forma responsável empreender e incentivar os novos empresários, através de ações efetivas em todos os órgãos da máquina pública, de forma a acompanhar desde o inicio do seus processos de implantação. Nos rotarianos viamonenses, estamos muito felizes em receber associados do Rio Grande e de outros lugares do Brasil.”