25 ABR 2017
GESTÃO
Quatro pontes interligarão e darão novas opções de mobilidade às Augustas

Começou a construção de quatro pontes na região das Augustas, ao longo da avenida Osvaldo de Godói Gomes, com intersecção com as ruas Gaurama, Cultura, Araranguá e Teodoro Luís de Castro. A obra faz parte do projeto Viver Augusta, que compreende a remoção das 345 famílias que vivem em cima do arroio Feijó para unidades habitacionais que estão em construção, construção de 950 metros de muros de gabião em alguns trechos do Arroio Feijó – uma espécie de estrutura armada que irá revestir o canal – utilizada para acelerar a drenagem da água, pavimentação asfáltica de 14 ruas, construção de sistema de esgotamento cloacal, pela Corsan, e esgotamento pluvial, pela Prefeitura.

Os trechos pavimentados totalizam 3.280 metros lineares e, junto com as novas pontes, criarão um novo circuito de mobilidade urbana, interligando as Augustas – Meneghini, Marina e Fiel – à Cecília, Santa Isabel e Passo D'Ornelles. Foram pavimentadas as seguintes avenidas e ruas: Conquista, Costa Gama, Osvaldo de Godói Gomes, Araranguá, Carlos Alberto Mendonça, Francisco Hofmeister, Gioconda, Guarama, Isabel Miridio, Isidoro Meneghini, Luanda, Manoel Gomes Oliveira e Saara. O conjunto de obras é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Viamão e o Governo Federal e está orçada em R$ 10 milhões.

O projeto prevê ainda a revitalização de 1,5 km do Arroio Feijó, que acontecerá após a realocação das famílias no conjunto habitacional Viver Augusta. De acordo com o secretário Geral de Governo, engenheiro Nilton Magalhães, que está acompanhando as obras na região, está sendo feito um novo alinhamento das vias, com planejamento urbano. “Estamos projetando um circuito interligando ruas e criando novas rotas, proporcionando maior fluidez do trânsito e maior conforto para a população. O planejamento está sendo executado englobando as obras de revestimento de canais, rede pluvial e esgotamento sanitário, criando uma nova cara para a região e valorizando a planta dos imóveis.”