19 JAN 2017
Lixo no lugar certo

A cidade que queremos começa por nós. Por menores que sejam nossas atitudes, elas refletirão num coletivo. Então, se quisermos um mundo melhor, temos que ter atitudes melhores. Somos responsáveis pela limpeza da nossa casa, do nosso pátio, da nossa calçada. Por que não sermos responsáveis também pela limpeza da nossa rua e da nossa cidade? Cada cidadão pode ajudar e denunciar o flagrante de descarte de lixo ou entulhos em áreas públicas, com fotos ou filmagens, e enviar para o Fala Cidadão 156. O que vai acontecer? A pessoa que jogou inadequadamente o lixo em áreas públicas de forma irregular será multada. Isso fará com que reflita e que não retorne a fazer o descarte irregular.

Mas, então, o que fazer com os descartes de entulhos, móveis, eletrodomésticos, lixo seco, galhos, etc? Esse tipo de lixo pode ser levado para ser descartado no aterro controlado no Passo do Morrinho. O município de Viamão também conta com a coleta seletiva solidária, que é feita por uma cooperativa de catadores, gerando renda e emprego para mais de trinta famílias que trabalham nas unidades de triagem Estalagem e Beco dos Soares. Eles também são responsáveis por recolher o lixo seco depositado nos 200 PEVs localizados em escolas municipais, estaduais, unidades de saúde, Ministério Público, prédios públicos, empresas, comércios e condomínios. As unidades de triagem hoje também recebem, além dos materiais recicláveis, óleo de cozinha, isopor e também eletrônicos, eletrodomésticos (quebrados ou funcionando), bem como itens possíveis de reutilização e/ou reaproveitamento (roupas, móveis e objetos usados possíveis de reutilização). Quando for um grande volume a ser reciclado, pode ser agendada a coleta através do telefone 3045.4780.

Unidades de Triagem

Estalagem – Rua José Garibaldi, 1304, Jardim Estalagem

Beco dos Soares – Beco dos Soares, 191, Sepé Tiaraju

Horário de atendimento ao público – de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.

Materiais recicláveis e reutilizáveis recebidos nas unidades de triagem:

Papeis (jornais, revistas, livros, etc..), plásticos, sucatas de ferro, metais (ferrosos e não ferrosos), vidros, óleo de cozinha usado, isopor, eletrodomésticos e eletrônicos (quebrados ou funcionando), roupas, objetos e utensílios em geral.

Saiba mais:

– Desde 2015, a Lei Municipal de Limpeza Urbana de Viamão permite que a Prefeitura aplique multas para quem jogar entulhos na rua, em terrenos baldios ou em áreas públicas. O cidadão pode fazer esse tipo de denúncia pelo telefone 156, porém é necessário apresentar provas (fotos ou vídeos) que auxiliem na identificação dos autores.

– Além de danos ao meio ambiente, esses pequenos lixões que se espalham pela cidade podem criar sérios problemas de saúde pública, pois esta situação atrai insetos, roedores e animais peçonhentos, que são transmissores de diversas doenças. O acúmulo de lixo nestes locais se torna ainda mais perigoso nesta época do ano, já que o calor e as pancadas de chuva, típicas do verão, favorecem a proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e outras doenças.

– A Prefeitura de Viamão já mapeou mais de 150 pontos de descarte irregular de lixo em locais públicos, que são limpos regularmente.

– Todo mês, são retirados das ruas de Viamão aproximadamente 1.000 metros cúbicos de lixo e entulhos. Ajude a Prefeitura a continuar mantendo a cidade limpa.