30 DEZ 2016
Prefeitura apresenta vencedor do concurso para projeto de revitalização do Lago Tarumã
Na noite de quarta-feira, dia 28 de dezembro, a Prefeitura de Viamão realizou uma reunião com a comunidade para apresentar o projeto vencedor do Concurso Público Nacional de Arquitetura de revitalização do Lago Tarumã e seu entorno, criado pelo arquiteto Renato Arruda Fraga. Durante a reunião, o arquiteto apresentou um resumo do seu projeto, que tem como principal objetivo qualificar e melhorar os espaços de convivência, proporcionando à população e aos visitantes um local de lazer ou até mesmo de prática de esportes e exercícios físicos.

Em sua apresentação, Fraga mostrou as possibilidades de revitalização de calçadas e construção de ciclovias; restaurante circular com cobertura verde para contemplação; pedalinhos e caiaques; espaço para caminhada e ginástica ao ar livre; área molhada (jatos de água saem de dutos instalados no piso); sanitários com acessos de caminho verde para contemplação; quadras poliesportivas; e iluminação especial.

Durante o encontro, que aconteceu no Centro Municipal de Cultura e Esporte, o engenheiro Nilton Magalhães e o autor do projeto tiraram dúvidas dos moradores e abriram espaço para perguntas. A comunidade se manifestou, destacando alguns pontos que consideram importantes, como por exemplo, preservação e respeito às questões ambientais.

Nilton Magalhães ressaltou que o projeto ainda vai passar por adequações e que estas modificações serão realizadas por profissionais da Prefeitura. Ele explicou ainda que também poderão ser incluídos no projeto final ideias dos demais projetos finalistas e ainda sugestões da comunidade. Em relação ao valor que será investido nessa obra, Nilton explicou que ainda não está definido - pois dependerá do projeto final executivo - podendo ser uma parceria com a iniciativa privada, através de concessões, ou até mesmo verba pública federal.