O projeto de conscientização e de prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis "Prevenção: #TôDentro Viamão mais forte contra a Aids", está sendo inserindo na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal, através das secretarias municipais de Saúde e de Educação. As palestras seguem dando continuidade ao tema, levando aos jovens mais conhecimento.
A primeira etapa foi realizada nos meses de junho e julho, no Centro e na Santa Isabel, e teve a participação de 3.920 estudantes. A exposição interativa foi direcionada ao público jovem e contou com experiências sensoriais relacionadas ao uso do preservativo, como estratégia de prevenção, guiada e mediada por atores e profissionais de saúde. Agora, na segunda etapa, os atores estão visitando as sete escolas da rede municipal que atendem o EJA.
Dados do Ministério da Saúde apontam que o número de novos casos entre pessoas de 15 a 24 anos cresceu 54% nos últimos anos. Até junho, havia 3.120 casos notificados de HIV em Viamão. Pesquisas apontam que a cada cinco pessoas contaminadas pelo vírus HIV, duas não sabem que são soropositivas. A expectativa é de que aumente a procura pelos testes rápidos, que hoje são realizados em todas as unidades de saúde.
De acordo com a médica Maria Letícia Ikeda, coordenadora da Política de HIV/Aids do município de Viamão, os jovens também precisam ter esse reforço sobre a prevenção da Aids e das DSTs: "Esperamos levar aos jovens uma revisão significativa, promovendo atitudes preventivas em relação às doenças transmitidas pelo ato sexual, para que eles possam ter a percepção do quanto estão vulneráveis a esta epidemia, e passem a ser protagonistas da sua prevenção. Não vamos conseguir isso apenas dizendo, massivamente, que eles devem usar camisinha. É preciso também considerar que cada grupo possui características socioculturais diferentes e isto deve ser levado em conta.
Intervenção e bate-papo
Os atores Lucila Clemente e Áquila Mattos, que atuaram na exposição, "Prevenção: #TôDentro Viamão mais forte contra a Aids", agora estão conversando com os alunos. Os atores encenam quatro situações comuns de acontecer com os jovens na relação sexual e atentam para o uso de preservativo. "Vocês são responsáveis pelo seu corpo e por sua saúde. Cada um tem que cuidar de si. Transar sem camisinha pode trazer consequências graves para o resto de suas vidas. Estudos relatam que 75% dos adolescentes não usam preservativo nas suas relações sexuais", alerta Jaqueline Machado, produtora da Thema, empresa de comunicação responsável pela campanha de prevenção.
Em todas as unidades básicas de saúde de Viamão podem ser retirados preservativos ou fazer o teste rápido para verificação da sorologia. Existem novas medidas de prevenção que vem sendo desenvolvidas, como, por exemplo o PEP (Profilaxia Pós Exposição), que deve ser usada somente em casos especiais de possível contato com o vírus. Neste caso, a medicação deve ser ingerida até 72 horas depois do fato, por 28 dias consecutivos.
A assessora pedagógica Carina Appel, da Secretaria Municipal de Educação, também acompanhou a visita às escolas EMEF Recanto da Lagoa e EMEF Residencial Figueira.
Saiba mais:
Em dezembro de 2015, a Prefeitura de Viamão assinou o protocolo de enfrentamento à doença, juntamente com outros 14 municípios do Estado, considerados prioritários devido ao alto índice de casos. Entre os compromissos da declaração está o alcance das metas 90-90-90 do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), que significa ter, até 2020, 90% das pessoas que vivem com HIV sabendo que têm o vírus; 90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebendo tratamento antirretroviral; e 90% das pessoas em tratamento antirretroviral com carga viral indetectável.