Quatro alunos da EMEF Residencial Figueira foram premiados com medalhas de bronze e receberam certificados. Eles foram destaque na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e 10ª Mostra Brasileira de Foguetes, cujas provas e lançamentos do foguetes foram realizados no 1º semestre. Foram 744.107 alunos inscritos, oriundos de 7.895 escolas de todo país. Desse total, foram premiados com medalhas 48.800 estudantes. A Residencial Figueira foi a única escola da rede municipal que recebeu premiação.
Todos os quatro alunos premiados estão cursando o 6º ano e um deles recebeu medalha pela classificação da prova teórica e pelo lançamento do foguete, que alcançou 140 metros de distância. O professor de ciências, João Antônio de Souza, ressaltou que é o segundo ano que a escola participa da competição. Os alunos tiveram um crescimento com relação ao aprendizado e as notas deste ano foram melhores que no ano passado. De acordo com Souza, o objetivo da competição é instigar novos conhecimentos aos alunos e o país selecionar os melhores para participar das diversas olimpíadas científicas que são realizadas anualmente.
As assessoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, Carmem Rocha e Karin Lucrécio, parabenizaram o professor pela iniciativa e os alunos pelo crescimento da aprendizagem. Os alunos aprofundaram seus conhecimentos em ciência, meio ambiente, monitoramento via satélite e aplicação de cálculos matemáticos. As provas tiveram cerca de oito páginas e os estudantes tinham um curto período de tempo para responder as diversas questões. Já o lançamento de foguetes foi filmado e as imagens com as distâncias alcançadas, enviadas.
Para a cerimônia de premiação, a diretora da escola, Rosane Machado, convidou também os pais dos estudantes para prestigiarem o momento ímpar na vida deles. Todos os demais alunos que foram inscritos na competição, bem como os professores envolvidos e a direção, receberam certificado de participação.