Duas obras importantes para melhor atender aos 711 alunos da EMEF Anita Garibaldi, localizada no Jardim Universitário, e aos 1.161 estudantes da EMEF Farroupilha, no Orieta.
O sábado amanheceu festivo para as comunidades do Jardim Universitário e Orieta. As obras de remodelação e ampliação foram entregues oficialmente e, para comemorar, as crianças receberam o projeto Recreando, e as crianças puderam se divertir pulando na cama elástica e com pinturas no rosto.
Anita Garibaldi
A cerimônia realizada na EMEF Anita Garibaldi emocionou a todos. Foi uma obra grande e teve a duração de mais de nove meses. Foram construídas três salas de aula com sanitários internos apropriados para a educação infantil, seis salas de aulas com sanitários coletivos, cobertura com estrutura metálica para os dois pátios internos, pavimentação da circulação interna, readequação da cozinha e refeitório e pintura interna e externa. Nas salas construídas e nas coberturas dos pátios internos foras usadas telhas ecológicas, produzidas a partir da reciclagem de caixas longa vida, que além de ser isolante térmico, apresentam maior resistência às intempéries.
Muito emocionada com a concretização de um sonho, a diretora da Anita Garibaldi, Maria da Gloria Lima, agradeceu à secretária de Educação, Marcia Culau, e ao prefeito, Valdir Bonatto. Foram 16 anos de espera para que esse sonho se tornasse realidade. Dezesseis anos para que os alunos tivessem o que é de direito. Mas nunca perdi a esperança e sempre lutei por isso. O prefeito fala que se fosse fácil, alguém já teria feito antes. Eu digo que se alguém quisesse, todos poderiam ter feito. E Bonatto quis fazer muito pela educação do nosso município.
A secretária de Educação fala que a cerimônia representa mais que a concretização de uma estrutura física. Estamos celebrando um conjunto de ações junto com esta estrutura física. A participação dos pais, dos funcionários e dos professores se faz também através de uma equipe diretiva atuante, que está à frente para que os alunos possam evoluir na sua aprendizagem. Queremos que a educação evolua cada vez mais no nosso município, destaca Marcia.
O prefeito ressalta que a escola é o espaço que possibilita construir um sonho de uma vida melhor para as crianças. Muito já fizemos e muito ainda tem que ser feito. Conseguimos avançar. Esses espaços farão a diferença na vida das pessoas. Farão com que as crianças tenham gosto de vir estudar e compartilhar histórias de vida. Que elas ampliem seus conhecimentos, suas possibilidades e que possam sonhar com uma sociedade melhor, finaliza Bonatto.
Farroupilha
Já na EMEF Farroupilha, foram entregues as obras de conclusão do ginásio de esportes, o novo piso da quadra aberta poliesportiva, a reforma geral dos sanitários, os reparos e reforços dos guarda-corpos do segundo pavimento, com implantação de rede de proteção, a pavimentação da frente da escola e do pátio interno dos fundos e pintura interna e externa. A diretora da escola, Rejane Bangel, disse que todos estão de parabéns.
A secretária de Educação disse que o momento também celebra o trabalho dos professores, funcionários e equipe diretiva realizado durante o ano. Hoje estamos entregando essas obras e um belo espaço de concivência para os alunos, com ginásio de esportes. É muito importante o aluno se sentir bem e feliz dentro do espaço escolar. Marcia lembra que mais que a estrutura física o trabalho e os projetos propostos pelos professores e equipe diretiva, também fazem a diferença.
Bonatto agradeceu aos professores, equipe diretiva, alunos e funcionários pela paciência em esperar o momento da realização das obras de melhorias físicas. A entrega do ginásio de esportes melhorará a relação entre os alunos e a aprendizagem. A escola está bonita, concluída, reformada, adaptada, com um trabalho pedagógico coerente, com vistas a uma sociedade que respeita o ser humano. O sonho de um professor é encontrar seus alunos felizes, realizados, trabalhando e no caminho do bem. Isso significa que fizeram a diferença na vida dos seus alunos.