Inovar é encontrar soluções para pequenos ou grandes problemas, quebrar padrões e ir além. É resolver problemas ou se antecipar a eles. E foi isso que os cerca de 120 estudantes do Jardim e dos anos finais (6º ao 9º ano) fizeram na manhã de hoje (23), em Itapuã, zona rural do município. Os alunos da EMEF Frei Pacífico, inserida no projeto Escolas Inovadoras, da Secretaria Municipal de Educação (SME), com o apoio da Fundação Telefônica/ Vivo, apresentaram para a comunidade local e para as assessoras pedagógicas da SME, Cleo Sörgen e Maria de Lourdes Bondan, a culminância do projeto do 2º trimestre, com o tema Empreendedorismo. Os projetos estavam inseridos no meio e valorizavam o social e propunham uma economia com vistas à sustentabilidade.
Na abertura da feira, a diretora da escola, Eliane Borges, fez um relato da proposta da escola, com a apresentação de todas as etapas da construção dos projetos empreendedores. Os professores relataram o crescimento dos alunos quanto à apropriação dos temas. Eles estão mais assíduos, desenvolvendo pesquisas em grupo e isso faz parte da nossa caminhada de inovação, expressa Eliane.
Logo na sequência, os estudantes da educação infantil realizaram uma apresentação de fantoches com base na música Planeta Terra, de Guilherme Arantes. A assessora pedagógica Cleo pergunta às crianças o que era aquela bola azul. A aluna Ana Júlia, do Jardim 2, prontamente respondeu: Ué, a bola é o Planeta Terra e o azul representa a água.
Cada grupo criou uma empresa que representasse um crescimento positivo para a região, como é o caso da Pizzaria Dom Juan, que servia pizza e chá. João Pedro defendeu sua criação pois sua mãe e outras mães dos alunos sabem fazer pizza. Quando alguém aqui da região quer ir a uma pizzaria, tem que ir para Porto Alegre, pois aqui não tem. Outros ramos seguidos, com produtos cultivados na região, eram os de perfumaria, com a confecção de sabonetes com extratos naturais, lanchonetes, padaria, confecção de cosméticos e perfumaria com aromas da natureza e artesanato.