Partindo do princípio que as escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas ou intelectuais, na quinta-feira, dia 25, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, ocorreu uma conversa sobre esporte inclusivo. Na ocasião, profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Viamão) debateram e trocaram ideias sobre a participação de alunos com deficiência nas atividades de Educação Física. A atividade fez parte das XI Semana da Pessoa com Deficiência de Viamão, que acontece de 22 a 29 de agosto.
No encontro, foram debatidos a importância do respeito às diferenças e o desenvolvimento das estratégias pedagógicas que facilitem a participação desses alunos, promovendo a integração entre todos. Foi abordado ainda que o esporte inclusivo proporciona alguns valores como respeito às diferenças e aos colegas, solidariedade, superação, autoconfiança, autoestima, autonomia, entre outros tantos.
Também foram apresentados alguns exemplos de atividades que possibilitam a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física:
- Um exemplo é o 'fusen', que é uma espécie de vôlei com balões. Nesta atividade, duas equipes, compostas por seis jogadores, disputam lançando o balão sobre a rede. O grande desafio é fazer com que o balão passe por todos os componentes da equipe antes de ser lançado à outra equipe, por isso seu caráter de inclusão.
- Os 'Jogos Cooperativos' surgem também como um recurso que possibilita a inclusão de todos os alunos nas aulas de Educação Física. Essa dinâmica de grupo busca aproveitar as condições, capacidades, qualidades e habilidades de cada indivíduo.
Projeto Chuá da Apae Viamão: Durante o encontro, a professora Geneci Wiest apresentou o Projeto Chuá, que vem desenvolvendo, desde de 2004, atividades aquáticas no Clube dos Casados para alunos com deficiência. Ela explicou que os jovens treinam semanalmente e, conforme evoluem o aprendizado, passam a participar de competições de natação por todo o país.