Na próxima segunda-feira, dia 29 de agosto, a Prefeitura de Viamão dará início às festividades patrióticas, com a realização da 79ª Corrida do Fogo Simbólico, evento que antecipa as comemorações da Semana da Pátria. A programação Oficial da Semana da Pátria 2016, que comemora os 194 anos da Independência do Brasil e o Centenário de Fundação da Liga de Defesa Nacional, inicia a partir das 9h, quando a Liga da Defesa Nacional encerrará a edição da corrida em Viamão, trazendo uma centelha do Fogo Simbólico. Os escoteiros receberão a centelha no entroncamento das rodovias ERS-040 com a ERS-118 e percorrerão cerca de 12 quilômetros até o 18º Batalhão da Polícia Militar, onde ocorrerá a soledidade oficial.
O Fogo Simbólico ficará guardado no 18º BPM até o dia 1º de setembro, quando será conduzido ao Paço Cívico Municipal para a cerimônia de Abertura da Semana da Pátria. Neste ano, o tema Estadual da Semana da Pátria é "Um Século de Civismo", em homenagem ao Centenário da Academia de Polícia da Brigada Militar e o municipal é "Viamão: 275 anos de história".
Os Desfiles Cívicos iniciam no dia 3 de setembro, em Itapuã, a partir das 14 horas. No dia 4 de setembro o Desfile Cívico acontecerá na região de Águas Claras, junto ao Beco do Nerci (passando a parada 86), a partir das 14 horas. No Centro, o Desfile Cívico será realizado dia 7 de setembro, a partir das 13h30, ao longo da avenida Cel. Marcos de Andrade. Já na Santa Isabel o Desfile Cívico ocorrerá dia 11 de setembro, domingo, a partir das 13h30.
Saiba mais:
A Semana da Pátria celebra, no país inteiro, o Dia da Independência. No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou a independência do Brasil a Portugal.
A primeira edição da Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico da Pátria aconteceu em 1938 e partiu de Viamão, primeira capital do Rio Grande do Sul, para Porto Alegre. A chama foi conduzida por destacados atletas porto-alegrenses até a Pira da Pátria construída no Parque Farroupilha para ser acesa a zero hora do dia 1º de setembro para comemoração da Independência do Brasil, e ser extinta no dia 7 de setembro.
A Corrida do Fogo Simbólico constitui-se numa das principais atividades realizadas pela Liga da Defesa Nacional do Estado, em parceria com os clubes esportivos e entidades, para comemorar a Semana da Pátria. Em pouco tempo, a Corrida ganhou destaque nacional e extrapolou as fronteiras sendo considerada, em 1944, como a maior corrida do mundo.