O dia amanheceu nublado, até choveu um pouquinho, mas isso não foi empecilho para que as crianças de oito escolas pudessem aproveitar o dia na Fazenda Pedagógica Quinta da Estância, até mesmo porque logo em seguida o sol voltou a brilhar. As oito escolas premiadas com o passeio pedagógico venceram a 2ª Mostra de Ciências, realizada nos dias 9 e 10 de junho. As EMEFs Santa Isabel, Frederico Dihl, São Tomé e Jerônimo Porto foram premiadas na Categoria Fundamental I e as EMEFs Olympio Coelho de Oliveira, Araçá, Recanto da Lagoa e Guerreiro Lima ganharam o prêmio na Categoria Fundamental II.
A assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Carina Appel, explica que a SME optou pela Quinta da Estância, por a mesma desenvolver um trabalho de gestão consciente dos recursos do planeta e as ações sustentáveis são vividas diariamente, compreendendo relevantes e inovadoras práticas socioambientais. "Prova disso, são os importantes compromissos e reconhecimentos nacionais e internacionais recebidos, que traduzem o alto índice de comprometimento da Quinta da Estância em todos os projetos e parcerias desenvolvidas. As crianças estão tendo uma aula prática sobre a importância da preservação e descobrindo que tudo começa pela educação e consciência ambiental, passando a ser também responsabilidade de cada um.
Desde sua fundação em 1992, a Quinta da Estância pensa em sustentabilidade como algo indispensável à vida das pessoas. Essa busca contínua é uma filosofia de vida compartilhada com milhares de visitantes e recebe vários prêmios mundiais nesta categoria. Um dos projetos desenvolvidos, o Carbon Free (ODS 13), é pioneiro no Brasil. Através dele, todo o dióxido de carbono gerado por cada evento, desde o transporte até a Quinta da Estância, passando pelos gastos com energia elétrica, gás de cozinha, carvão, entre outros, será neutralizado com o plantio de árvores nativas. Isso contribui para que não aumente as variações climáticas.
Os estudantes puderam vivenciar novas experiências, como o criadouro conservacionista, a recuperação do resíduo orgânico e reciclagem do seco, aproveitamento energético, uso de energias renováveis, viveiro de inversão ou gaiolão humano, alimentar os animais ou superar seus medos através de travessias nas alturas, além de se integrarem e interagirem com os alunos de outras escolas.