A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou na manhã do último sábado, dia 25 de junho, o Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), referente ao ano letivo de 2015, que teve como temática a interdisciplinaridade, no ciclo de alfabetização. Neste contexto, é importante destacar que o Pacto é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com a secretária de Educação, Márcia Culau, o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Além disso, ela destaca que Não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico, é preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática pedagógica. A diretora pedagógica, Luciane Fraga, salienta que a escola é um lugar em que se constrói relações humanas. Portanto é um espaço humanizador, no qual o professor busca as habilidades e competências necessárias ao oficio docente, traçando assim o seu perfil de educador. É na relação entre o que se ensina, como se ensina, a quem se ensina e para quem se ensina, que se fundamenta o ato de educar.
A coordenadora do PNAIC/2015, Márcia Derungs ressalta que a caminhada em relação à alfabetização é longa. Estamos num grande aprendizado, em se tratando de trabalhar com as crianças. Temos em nossas mãos a oportunidade de poder transformar o mundo, através do que ensinamos a elas. Nesta oportunidade, o prefeito Valdir Bonatto destaca a responsabilidade social de um professor alfabetizador. É ele que mostra às crianças o mundo do conhecimento, fazendo com que elas decifrem o código linguístico. O professor alfabetizador que tem como base de trabalho a afetividade e que consegue relacionar a inteligência emocional do aluno com a sua prática pedagógica, com certeza obterá sucesso em seu trabalho e ficará marcado de forma positiva na vida de seus alunos.
Durante a manhã, foram discutidas as seguintes temáticas: Rotina de alfabetização, Leitura Deleite, Consciência Fonológica, Problemoteca, Caixa Matemática, Livro da Vida e Ambiente Alfabetizador. Durante o evento, houveram os relatos de experiências das alfabetizadoras da Rede Municipal e suas caminhadas dentro do processo de alfabetização. No final do Seminário, Luciane expressa a comprovação de que podemos concretizar as novas práticas. Assim, garantimos o sucesso na caminhada do educando, na construção de sua cidadania plena, finaliza.