Na tarde de terça-feira, dia 10, um grupo de moradores, representando os 345 beneficiários do Viver Augusta, fizeram uma visita ao empreendimento que se encontra em fase de construção. Eles são moradores do entorno do Arroio Feijó que sairão de uma área de risco para um condomínio com toda infraestrutura. A previsão é que 240 apartamentos sejam entregues até o final de 2016. Essas unidades habitacionais não exigem pagamento de mensalidades por parte das famílias beneficiadas. Além dos apartamentos, o projeto prevê ainda a construção de mais 105 casas.
A visita foi acompanhada pelo secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Anderson Fauri, e sua equipe. Durante a visita, os futuros moradores puderam conversar com o engenheiro responsável pela obra e conhecer um dos apartamentos. Cada unidade habitacional possui dois dormitórios, área de 47m², e uma vaga de estacionamento. Os apartamentos serão entregues com piso, azulejo, pias e vaso com descarga acoplada nas áreas de banheiro. O conjunto também contempla uma área de convivência, quiosque com churrasqueiras e playground infantil.
A visita também foi acompanhada por uma equipe técnica que está desenvolvendo o Projeto Técnico Social na comunidade da Vila Augusta, com as famílias contempladas pelo reassentamento. O projeto tem como objetivo fortalecer a organização comunitária e melhorar a vida das famílias beneficiadas. O Trabalho Técnico Social será desenvolvido através de ações que facilitem o acesso ao trabalho e a melhoria da renda familiar (oficinas e qualificação profissional); trabalho educativo na área ambiental e patrimonial; atualização do CADÚNICO; e organização para o reassentamento das famílias.
Obras de infraestrutura: Além da construção do novo conjunto habitacional Viver Augusta (240 apartamentos e 105 casas), o projeto prevê um conjunto de obras de infraestrutura, que inclui a colocação de muros de gabião em alguns trechos do Arroio Feijó - uma espécie de estrutura armada que irá revestir o canal, utilizada para acelerar a drenagem da água. Além dos muros de gabião, o bairro irá receber a pavimentação de 14 ruas, esgotamento cloacal, esgotamento pluvial e construção de três pontes.