O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em parceria com a Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), está proporcionando aos professores de ciências e geografia dos anos finais, uma formação continuada de ciências naturais. A capacitação iniciou na quinta-feira, dia 5, às 14 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Os encontros serão mensais e a carga horária total soma 80 horas.
"A proposta consiste na construção e utilização de roteiros didáticos de experimentos para aulas práticas, proporcionando ao docente novos caminhos para a prática pedagógica. O educando, por sua vez, terá a oportunidade de pensar, questionar, criar, formular hipóteses e, através de experimentos, obter respostas desenvolvendo assim sua criticidade sobre determinado assunto" , explica a secretária de Educação, Marcia Culau.
De acordo com o coordenador da formação, Me. Denírio Marques (IFRS), as ciências naturais passou nos últimos anos por muitas transformações tecnológicas, científicas e culturais, bem como as metodologias de ensino. "Queremos prestar apoio pedagógico na área de educação ambiental, enfatizando a necessidade de mudança de atitude para com a natureza e seus recursos, pois além de sua relevância disciplinar, possui profunda significância no âmbito social. É olhar para as questões locais e pensar na coletividade. Quem ensina, aprende. E quem aprende, também ensina", finaliza.