No último final de semana, entre os dias 21 e 24 de abril, no Parque de Eventos Bento Gonçalves, no Passo do Vigário, ocorreu a 36ª edição do Rodeio Crioulo da Escola Técnica de Agricultura. O tradicional evento da cidade contou com a participação efetiva da Prefeitura de Viamão, por meio das secretarias de Gestão e Relações Institucionais (SGRI), Agricultura e Abastecimento (Seagri) e Cultura (SMC), que montou uma grande estrutura para realizar atividades culturais e receber os visitantes. A SMC manteve o espaço fixo durante os três dias de festa e, foi intensa a visitação do público no local.
Abertura oficial do evento
A Prefeitura também organizou e executou a cerimônia de abertura do evento, que ocorreu no sábado, dia 23. A solenidade teve início com a participação do repentista Marco Aurélio, que anunciou a entrada de autoridades na cancha levando as bandeiras, pilchados e montados a cavalo. Participaram da solenidade o prefeito, Valdir Bonatto; o diretor da ETA, Evandro Minho; representando a Secretaria Municipal de Cultura, o assessor Ari Sky; carregando a bandeira do Brasil, Edmar da Rosa; carregando a bandeira do Estado, Aline Torres e a bandeira do Núcleo de Cavalos Crioulos, Leonardo Barcellos. Na sequência, ocorreu a interpretação do hino nacional e rio-grandense, na voz de Leandro Barbosa.
Logo em seguida, o padre da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Edison Stein, recebeu das mãos da menina Eduarda a imagem de Nossa Senhora Aparecida a padroeira dos peões, e assim realizou a benção do evento. No decorrer da abertura, houve uma demonstração de prova campeira, o tiro de laço simbolizando as gerações. Na categoria piá; realizada pelo menino Luis Fernando Almeida; no laço prenda, pela menina Gabriela Mendonça; na categoria adulto, Jorge Fraga e Manoel Silva. A noite encerrou com uma recepção dos convidados presentes no espaço cultural, com carreteiro de charque.
Repentista Marco Aurélio
Cavaleiros
Leandro Barbosa interpretando Hino do nacional e rio-grandense
Prefeito Valdir Bonatto realizando a abertura do Rodeio
Padre Edison Stein recebendo em mãos a Nossa Senhora Aparecida, para realizar a benção sobre o evento
Luis Fernando executando a demonstração de tiro de laço- categoria piá