10 MAR 2016
PIM de Viamão é apresentado a outros estados, organismo internacional e Ministério da Saúde

Na terça-feira, dia 08 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu a visita de representantes dos estados do Acre e do Amazonas; dos municípios de Rio Branco e Manaus; do organismo internacional United Way Brasil; do Ministério da Saúde (MS); e do Grupo Técnico Estadual do Programa Primeira Infância Melhor (PIM).

O objetivo da visita foi conhecer a experiência de Viamão na gestão do Programa Primeira Infância Melhor, para que futuramente possam ser implantados programas similares em outros estados.

No turno da manhã, o grupo foi recebido pela secretária da SMS, Sandra Sperotto, que apresentou alguns dados sobre o município, ela também explicou como foi a implantação do PIM em Viamão e como está sendo a experiência nesses dois anos de existência.

Durante a tarde, ocorreu uma visita nas UBS Augusta Marina e UBS Augusta Meneguine, onde realizaram seis visitas domiciliares junto com os visitadores. Através das visitas, foi possível conhecer na prática a atuação do PIM de Viamão como política pública integrada de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância.

Conforme a coordenadora do PIM de Viamão, Michele Galvão, Viamão foi escolhido para sediar a visita, pois é uma referência no Estado. Ela explica que o trabalho de Viamão é diferenciado porque une o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde - ACS e visitadores do Programa Primeira Infância Melhor - PIM.

Em Viamão, o PIM é um programa intersetorial e possui participantes das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, facilitando os encaminhamentos das famílias atendidas. Também estiveram presentes no encontro, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro; e a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Karin Lucrécio.

Implementação do PIM em Viamão

O Programa Primeira Infância Melhor atende famílias com crianças de zero a cinco anos e gestantes, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O PIM foi implantado no município de Viamão em 2013 e, atualmente, está com 27 visitadores ativos, atendendo cerca de 350 famílias.

A população estimada de Viamão é de 251 mil habitantes, sendo que 35 mil vivem no território onde o programa está inserido – as comunidades Augusta Meneguine e Augusta Mariana.

O “Território das Augustas” foi escolhida por apresentar casos de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. O local é considerado uma das comunidades mais populosas do município e com consideráveis problemas sociais específicos deste território: violência, adolescentes gestantes, entre outros problemas comuns encontrados em regiões metropolitanas no país.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024