08 MAR 2016
Prefeitura de Viamão entrega licença que permite instalação do primeiro hospital veterinário público do Brasil

Na manhã desta terça-feira, 08 de março, o prefeito Valdir Bonatto esteve reunido com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. Durante a reunião, o prefeito Bonatto entregou a licença que autoriza a instalação do hospital veterinário que atenderá gratuitamente animais de donos que comprovem baixa renda. Com esta última etapa do projeto concluída, a obra deve ser lançada nos próximos dias.

A Unidade de Medicina Veterinária (UMV) fica na divisa de Viamão e Porto Alegre e irá atender ambas as cidades. A parceria foi destacada por Fortunati na reunião, que agradeceu os esforços da prefeitura de Viamão. “Esse dia consolida a nossa parceria, mas não se encerra com a entrega da licença. Continuaremos trabalhando juntos, com o compromisso de atender Viamão”, disse o prefeito da Capital, ao anunciar que ainda nesta terça entrará em contato com a construtora para que seja definido o início das obras.

O prefeito Valdir Bonatto ressaltou que Viamão sempre foi parceiro neste projeto. “Houve grande empenho do nosso governo para vencer os trâmites legais. Acreditamos que o cuidado com os animais faz parte dos compromissos desta gestão”, explica.

A entrega da licença pelo prefeito Valdir Bonatto ao prefeito José Fortunati foi acompanhada pela primeira-dama, deputada estadual Regina Becker, e pelo secretário dos Direitos Animais de Porto Alegre (Seda), Maurício de Oliveira; e pelo secretário de Gestão e Relações Institucionais de Viamão, Nilton Magalhães.

“Temos muito a agradecer ao prefeito Bonatto. É um dia histórico”, disse Regina, emocionada ao lembrar do processo que teve início quando ainda estava à frente da Seda, há cerca de 3 anos.

Saiba mais

Com um custo totalmente disponibilizado por um doador privado, a obra terá uma duração prevista de nove meses. No terreno de 1,2 mil metros quadrados, serão construídos cinco blocos cirúrgicos, quatro consultórios, UTI, setores de quimioterapia, fisioterapia, banco de sangue, farmácia, ambulatório, além de sala de recuperação para 150 cães e gatos e espaço de triagem para outros 120. A prioridade do atendimento gratuito será para animais de famílias em situação de vulnerabilidade social. O projeto, assinado pelo arquiteto Rodrigo Souza, foi definido após pesquisa em unidades de atendimento veterinário localizadas no país e no exterior.

Este será o primeiro hospital público para animais domésticos do Brasil. São Paulo possui um semelhante. Entretanto, a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclinvepa) criou instituição para atender casos de baixa complexidade e a prefeitura repassa uma verba mensal para atender 70 casos por dia, incluindo consultas, retornos, internações, exames e cirurgias.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024