08 MAR 2016
Avenidas estão recebendo iluminação LED, bairros recebem mais luminárias
A Prefeitura de Viamão está trabalhando na instalação de 30 luminárias com tecnologia LED, em toda a extensão das avenidas Américo Vespúcio Cabral e Coronel Marcos de Andrade – inclusive com a instalação de um poste de 12 metros com pétalas, na esquina com a rua Isabel Bastos (rua do Hospital).

A ação é parte do novo projeto de iluminação pública, que consiste na substituição das lâmpadas de vapor de sódio por novas luminárias em LED, consideradas mais econômicas e eficazes. Além disso, a instalação desta nova iluminação proporciona mais segurança às pessoas que trafegam pelas vias.

As lâmpadas de vapor de sódio que serão retiradas da região central (250 watts) serão reaproveitadas e recolocadas em vias paralelas a Praça da Av. Liberdade, na Santa Isabel, onde hoje existem lâmpadas de 70 watts.

O secretário de Gestão e Relações Institucionais, Nilton Magalhães, explica que o programa está contemplando diversas regiões da cidade. Ele ressalta que já foram instalados pontos de iluminação na Rua Ênio Ibias de Lacerda, em Itapuã; na rua Bérico Bernardes com a Branquinha; na parada 36; no pátio interno da UPA; na ERS 040 na entrada principal do Centro (retorno); e na ERS 040 (próximo ao McDonald's).

A iluminação de LED também será implantada no canteiro da via conhecida como Lomba do Sabão, trecho que inicia no pórtico (entrada de Viamão), e se estende até a parada 32.

É importante ressaltar que as luminárias que estão sendo retiradas dos locais onde estão sendo implantadas o novo sistema de LED (cerca de 50 unidades), estão sendo remanejadas para outras ruas da cidade, atendendo solicitações da comunidade, através do Fala Cidadão, pelo telefone 156.

Saiba mais: As lâmpadas de LED não contém substâncias nocivas a saúde humana e a natureza e tem o consumo de energia altamente reduzido, considerando a redução de 70% no custo de energia. Sua vida útil está projetada em 50 mil horas de uso, é ecologicamente correto livre de mercúrio, tem sistema de proteção contra descargas atmosféricas, ajuste automático a tensão do local de instalação, não gera raios ultravioleta e infravermelho e pode ser usada com energia renováveis.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024