08 MAR 2016
Uma semana dedicada às mulheres

Hoje, dia 8 de março, o mundo inteiro comemora o Dia Internacional da Mulher. A data foi estabelecida pelas Nações Unidas em 1975, mas antes, em 1910, a Dinamarca realiza a conferência internacional de mulheres e decide comemorar a data anualmente. Isso tudo em apoio a um movimento iniciado em 1857, quando as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve para reivindicar e redução de horas trabalhadas por dia, de 16, para 10.

Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica, que pegou fogo, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.

Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

A Prefeitura de Viamão organizou uma semana dedicada às mulheres, com oficinas, palestras, ginástica, música e cuidados com a saúde. Viamão possui uma população estimada pelo IBGE em cerca de 250 mil habitantes, dos quais, cerca de 130 mil são mulheres.

Programação:

Dia 8

11h – Voz e violão, com Igor de Oz, na EMEF Nossa Senhora da Conceição

13h – Oficina de artesanato SCFV, no Cras Centro/Tarumã

14h – Palestra às mulheres vítimas de violência, no Cras Centro/Tarumã

15h – Palestra do Viamama, no Cras Centro/Tarumã

15h – Oficina de movimentos, no Cras Centro/Tarumã

Obs.: Durante a tarde, estarão sendo oferecidos cortes de cabelo e limpeza de pele no Cras Centro Tarumã

16h – Voz e violão, com Igor de Oz, na EMEF Farroupilha

Dia 9/03

11h – Voz e violão, com Igor de Oz, na EMEF Possidônio

16h – Voz e violão, com Igor de Oz, na EMEF Monteiro Lobato