03 MAR 2016
Viamão recebe ações do Projeto Vestígios Açorianos

Estão sendo afixadas as reproduções de azulejos do Projeto Vestígios Açorianos, em prédios de valor histórico para o município. Por ser uma cidade com fortes indícios da colonização açoriana, Viamão foi incluído na lista dos 14 municípios gaúchos contemplados por este projeto.

'Vestígio Açorianos' busca preservar a herança cultural e histórica deixada pelos portugueses, além de promover a valorização e a difusão da memória entre a população local e também entre os turistas que visitam a cidade.

As peças de cerâmica já podem ser vistas no prédio da antiga Casa Veiga (Av. Coronel Marcos de Andrade - Centro); na Escola Estadual Canadá; Antigo Cine Ideal (Rua Cirurgião Vaz Ferreira - Centro); Antigo Tribunal de Justiça (Rua Julieta Pinto César - Centro); entre outros. A escolha dos locais foram definidos pela Secretaria Municipal de Cultura.

Saiba mais:

O trabalho, desenvolvido pela artista plástica Denize Domingos, consiste em afixar peças de cerâmica, com barras similares aos antigos azulejos portugueses, nas fachadas de prédios de relevância histórica para o município. A ação é financiada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Outra finalidade do projeto é criar uma unidade histórico/cultural e reforçar o elo entre os quatorze municípios da colonização açoriana: Caçapava do Sul, Canguçu, Gravataí, Guaíba, Jaguarão, Osório, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Rio Pardo, Santa Maria, Santo Antônio da Patrulha, Vacaria e Viamão.

Escola Estadual Canadá

Antigo Cine Ideal