05 FEV 2016
Estado e Município acertam detalhes para construção do Centro da Juventude e Unidade da Fase em Viamão

Na tarde de quinta-feira, dia 04, o prefeito Valdir Bonatto se reuniu com o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos do RS, César Faccioli, para acertar detalhes sobre a construção do Centro da Juventude e da unidade da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) – ambos serão construídos próximos à Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), na Parada 36.

Durante a reunião, foram tratados assuntos relacionados às negociações que já foram feitas com a Cúria Metropolitana para construção do Centro da Juventude e sobre a demolição de alguns prédios para construção da unidade da Fase. Um outro assunto tratado foi sobre a licença ambiental necessária para a execução da obra.

O Centro da Juventude será construído em uma área com frente para a ERS-040 e deverá atender a 600 jovens. A unidade da Fase será construída no terreno aos fundos da escola Ana Jobim. Os centros irão oportunizar atividades de esporte, cultura, lazer, educação e de capacitação laboral. O programa busca como resultados a redução nos índices de violência juvenil, especialmente no que se refere a homicídios e roubos.

Também participaram da reunião o Presidente da Comissão de Licitação do Escritório de Projetos da SJDH, Antônio Laval, a responsável pelo projeto BID na FASE, Marli Claudete Lima e a engenheira civil da Fase, Cláudia Veppo Gaier.

Conselho Municipal de Política sobre Drogas

No mesmo dia, o prefeito Bonatto e o secretário Faccioli conversaram com integrantes do Conselho Municipal de Política sobre Drogas (COMAD), que está sendo criado em Viamão. O COMAD Viamão é um órgão consultivo, normativo, fiscalizador e deliberativo da política municipal de prevenção integral dos problemas relacionados ao uso de drogas.

O Secretário Faccioli destacou a importância do trabalho dos conselhos. "Precisamos trabalhar juntos (Governo e sociedade) e nos organizar para vencermos o crime organizado. Precisamos somar experiências e juntos construir soluções", disse.

O prefeito Bonatto falou que o combate às drogas passa por dois eixos de trabalho: ações de prevenção e de recuperação do usuário. “A conscientização é o melhor caminho no combate às drogas, sempre contando com a ajuda da sociedade civil organizada. Precisamos também de projetos de enfrentamento ao problema, capazes de reeducar e reintegrar os usuários no convívio social”.

A próxima reunião do conselho acontece na quinta-feira, dia 11, a partir das 13h, no Pronto Atendimento Social (PAS), que fica localizado na avenida Senador Salgado Filho, 9214, parada 55.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024