19 JAN 2016
Circuito Gaúcho de Maratonas Aquáticas terá mais uma etapa em Viamão

Neste sábado, dia 16, o município de Viamão sediou a primeira etapa do Circuito Gaúcho de Maratonas Aquáticas na praia de Itapuã. O evento foi realizado pela Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos (FGDA) e teve o apoio da Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). Participaram desta primeira etapa 55 atletas. Na premiação, o presidente da FGDA, Mauro Quadros, anunciou que a última etapa do circuito também será realizada em Viamão, na praia de Itapuã, no dia 20 de março. A segunda etapa será realizada dia 20 de fevereiro, em Santo Antônio da Patrulha.

O dia estava propício para a realização da prova, ensolarado e sem ventos. Os atletas chegavam, pegavam seus kits e passavam para pintura dos números nos seus corpos. O presidente da FGDA, Mauro Quadros, agradeceu ao apoio da Prefeitura de Viamão, através da Smel e da Suprefeitura de Itapuã e ao Corpo de Bombeiros Civis de Itapuã, que guarneceram a Federação e os atletas na prova. Quadros também agradeceu o apoio dos velejadores Josinei e Newton Barreto, do Veleiro Tarumã, e da Náutica Barreto, respectivamente, que também apoiaram a Federação e os atletas na água.

O único atleta de Viamão, Jorge Anderson Diefenthaeler Coelho, 32 anos, professor de natação do Clube dos Casados, participou da maratona pela primeira vez em Itapuã. Em 2014, quando a prova também foi realizada no local, Coelho estava lesionado e não pôde disputar o circuito. “Já participei de maratonas anteriormente e competirei pelo clube ao qual treino, que é o Caixeiros Viajantes”, explica. Coelho disputou os 3.000 metros na categoria Sênior B e conseguiu chegar em terceiro lugar, fazendo o tempo 1h03min57s.

Infantil

A primeira prova realizada foi a infantil, nas categorias masculino e feminino. O nadador Bernardo Lauschner completou a prova de 500 metros em 9min57s e a atleta Bruna Soares completou a prova em 12min43s. Os dois receberam medalhas de 1º lugar.

Iniciantes

A segunda prova foi para os iniciantes, nas categorias masculino e feminino. O nadador Alex Saucer completou a prova de 1.000 metros em 20min06s (1º lugar); Lealcino Rosa Júnior fez em 22min40s (2º lugar); e, Aldo Mota ficou em 3º lugar (25min19s). Ana Maria Pujol fez o melhor tempo na categoria feminino (21min38s), conquistando a 1ª colocação. O 2º lugar ficou com Lenize Marques (22min07s) e Suzane de Mendonça e Silva conquistou a 3ª colocação (24min21s).

Prova de 3.000 metros

A última prova com o percurso de 3.000 metros, passando duas vezes por três boias de sinalização, tirou o fôlego de alguns participantes. De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Silvio Barbosa, a água da lagoa é mais densa que a da piscina e também prejudica a visibilidade dos participantes. “Os candidatos que estão acostumados a nadar em lagoas têm mais chance de conquistar os três primeiros lugares.” A prova foi disputadíssima, pois os dois primeiros colocados na categoria masculina fizeram o percurso praticamente lado a lado.

Resultado Geral

1º lugar – Fernando Ponte (38min30s);

2º lugar – Matheus Evangelista (38min33s);

3º lugar – Alexandre Spiess (41min03s).

1º lugar – Stephanie Perrone (54min14s);

2º lugar – Gabriela Perry (57min21s);

3º lugar – Rosiane Silva (1h01min13s).

Resultado Sênior A

Feminino

1º lugar – Stephanie Perrone (54min14s).

Resultado Sênior B

1º lugar – Vitor Saraiva (46min09s);

2º lugar – Rafael Brustoloni (46min11s);

3º lugar – Jorge Anderson Coelho (1h03min57s);

Feminino

1º lugar – Rosiane Silva (1h01min13s).

Resultado Sênior C

1º lugar – Josias Guedes (46min59s);

2º lugar – Ricardo de Lima (51min23s);

3º lugar – Israel Nascimento (58min50s);

1º lugar – Gabriela Perry (57min21s);

Resultado Sênior D

1º lugar – Daniel Silva (50min47s);

2º lugar – Rafael Corres (52min06s);

3º lugar – Renato André (57min24s).

Feminino

1º lugar – Karen Pasqualotto (1h10min01s).

Resultado Sênior E

1º lugar – Marcio Scotti (46min14s);

2º lugar – Paulo Mertens (53min21s);

3º lugar – Julio Machado (53min41s).

Feminino

1º lugar – Isabel Nunes (1h02min47s).

Resultado Sênior F

1º lugar – Marcos Naconecy (54min02s);

2º lugar – Evaldo Nunes (55min40s).

Feminino

1º lugar – Débora da Costa (1h12min42s).

Resultado Sênior G

1º lugar – Daniel Petry (52min12s);

2º lugar – Raul Buarque (56min26s);

3º lugar – Alexandre Spiess (1h01min11s).

1º lugar – Maria Lucia Aguiar (1h04min24s);

2º lugar – Eliane Coletta (1h10min44s).

Resultado Sênior H

1º lugar – Francismar Siviero (1h10min03s).

Resultado Sênior J

1º lugar – Luiz Carlos Teixeira (1h07min39s);

2º lugar – Jair Albuquerque (1h17min21s).

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024