22 DEZ 2015
UPA de Viamão já está em funcionamento. Inauguração foi no sábado

Com um planejamento inicial que vai permitir 8,5 mil atendimentos mensais, a Prefeitura de Viamão entregou, no sábado (19), a Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas. A UPA de porte 3, fica localizada na Av. Senador Salgado Filho (ERS-040), na parada 36. A unidade de Viamão contará com 120 profissionais e tem capacidade para resolver urgências e emergências, tais como, pressão muito alta, sintomas de infarto ou derrame, fraturas, febre alta repentina, entre outros.

Das 17 UPAs prontas no Rio Grande do Sul, apenas a de Viamão entrará em funcionamento neste ano. Embora a obra já estivesse concluída há alguns meses, o funcionamento da UPA dependia de recursos para equipamentos, que ainda não foram enviados pelos governos Estadual e Federal. A Prefeitura de Viamão realocou recursos de outras áreas para garantir que ainda em 2015 a UPA estivesse aberta.

A UPA atenderá 24 horas por dia, sete dias por semana e oferece uma estrutura com aparelho de raio-X, eletrocardiografia, aparelhos de ressuscitação e respirador artificial, além de laboratório para coleta de exames e 12 leitos de observação (adulto e infantil). A UPA oferece à população um atendimento baseado na classificação de risco, que prioriza o cuidado com o paciente, de acordo com a sua doença.

A unidade recebeu investimento de R$ 6,3 milhões dos governos municipal, estadual e federal - dos quais 43,62% foram pagos pela prefeitura, 40,71% pelo governo federal e 15,67% pelo Estado.

Solenidade de inauguração

A UPA 24 horas foi entregue durante ato que contou com grande público, que lotou o pátio da unidade. Para o prefeito Valdir Bonatto, a inauguração é mais um compromisso assumido e realizado para atender as demandas e garantir a qualidade no atendimento aos viamonenses que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito destacou ainda que que o atraso no repasse dos recursos federais e estadual adiou a inauguração da UPA. “Todo o recurso de custeio neste primeiro momento também será da Prefeitura, que aguarda a regularização dos repasses federais e estaduais para operar a UPA a pleno”. O custeio para o funcionamento da unidade pode chegar a R$ 1 milhão por mês.

De acordo com a secretária de Saúde de Viamão, Sandra Sperotto, o local escolhido para construir a unidade é ideal, pois está localizado numa área de fácil acesso e que abrange uma população de cerca de 120 mil pessoas, o que contribuirá para diminuir as filas nos prontos-socorros e nos hospitais da cidade e da capital. Ela também parabenizou a equipe da SMS: "Nossa equipe é formada por pessoas que acreditam na concretização de uma saúde de qualidade. Ver essa UPA hoje funcionando é também fruto do trabalho destes profissionais".

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Fernando Prates, ressaltou que se sente orgulhoso por fazer parte desta conquista. “A UPA é fruto de muito trabalho e representa um momento histórico para Viamão”.

A gestão municipal foi elogiada na fala do secretário estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli. “O Brasil todo vem sentido os efeitos da crise, mas esta gestão tem feito o possível para que os serviços não deixem de ser oferecidos à população. Em época de crise podemos ficar lamentando ou buscar as solução. Os gestores de Viamão optaram por fazer, por realizar, por trabalhar sem ficar reclamando”. O secretário lembrou ainda que ao lado da UPA, será construído um Centro da Juventude, que irá ajudar a melhorar a qualidade de vida da população e tirar os jovens da violência.

O secretário adjunto de Saúde do RS, Francisco Paz, parabenizou a Prefeitura de Viamão. “A inauguração da UPA demonstra o compromisso da gestão com a saúde pública, elevando a qualidade da saúde no município”. Também estiveram presentes na solenidade de inauguração da UPA o vice-prefeito, André Pacheco, o deputado federal, Nelson Marchezan Junior, vereadores de Viamão, secretários municipais, representantes de entidades, e a comunidade. Durante a solenidade, representantes de igrejas locais realizaram uma bênção especial.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024