18 DEZ 2015
UPA Viamão será inaugurada neste sábado

Boas notícias no final de ano para Viamão. A Prefeitura Municipal de Viamão entrega neste sábado, dia 19, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Viamão, com solenidade às 10 horas. No mesmo dia, às 13 horas, inicia o atendimento ao público.

O investimento compartilhado entre os governos Municipal, Estadual e Federal, chega a R$ 6.385.628,05, entre construção e equipamentos. A Prefeitura Municipal entrou com 43,62% deste valor (R$ 2.785.628,05), o Governo Federal com 40,71% (R$ 2.600.000), e o Governo Estadual com 15,67% (R$ 1.000.000).

Embora a obra já estivesse concluída há alguns meses, o funcionamento da UPA dependia de recursos para equipamentos, que não foram enviados pelos  governos Estadual e Federal. A Prefeitura de Viamão realocou recursos de outras áreas para garantir que ainda em 2015 a UPA estivesse aberta. Todo o recurso custeio neste primeiro momento também será da Prefeitura, que aguarda a regularização dos repasses federais e estaduais para operar a UPA a pleno.

A UPA funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e tem capacidade para resolver urgências e emergências, como AVC, fraturas, fraturas expostas, ferimentos causados por arma de fogo e arma branca, entre outros. Dados do governo Federal apontam que nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. A unidade de Viamão inicia com capacidade de atendimento de 450 pacientes/dia, e oferecerá uma estrutura com aparelho de raio-X, eletrocardiografia, aparelhos de ressuscitação e respirador artificial, além de laboratório para coleta de exames e 12 leitos de observação (adulto e infantil).

Das 10 UPAS prometidas em nove cidades da Região Metropolitana, apenas a de Viamão entrará em funcionamento neste ano. Para o prefeito, Valdir Bonatto, o momento é de consolidação de um sonho da comunidade viamonense, e a instalação desta Unidade de Pronto Atendimento na parada 36 vem qualificar ainda mais a saúde em Viamão. “Tivemos atrasos nas contrapartidas federais e estaduais, mas a abertura desta UPA era nosso compromisso de governo. Fizemos um esforço e realocamos recursos para a saúde para tornar esse sonho em realidade. É um ganho para a população que contará com uma estrutura planejada para atender as principais urgências e emergências com classificação de risco, contando com uma equipe de mais de 100 profissionais da saúde.  É o município cuidando das pessoas”, explica.

Reforma e transformação do Pronto-Atendimento da 44

No mesmo dia em que será aberta ao público a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da 36, o Pronto-Atendimento da 44 será desativado após às 19 horas. O prédio entrará em reformas para se transformar num centro de especialidades médicas. Uma nova Unidade de Básica de Saúde está sendo construída do outro lado da ERS 040, ao lado da Escola Orieta, para suprir os atendimentos médicos na região. “Esse movimento já estava previsto com a abertura da UPA, que tem maior resolutividade. Pegamos o PA com 4 mil atendimentos/mês e hoje encerramos com 8 mil atendimentos no mês”, finaliza Bonatto. Cabe salientar que os casos de menor gravidade ou tratamento de doenças crônicas continuam sendo atendidos na rede básica de saúde, que saiu das 4 mil para mais de 20 mil consultas ao mês, com a implantação do acolhimento e agendamento telefônico de consultas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024