Grupos de idosos que são atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Viamão realizaram a terceira edição da Mostra de Artesanato. A exposição aconteceu na última sexta-feira, 11, no auditório do Centro Profissional Walter Graf, e reuniu centenas de peças dentre elas, panos de prato, tapetes, quadros, almofadas, bolsas, aventais, puxa-saco, porta-treco, móbiles e objetos de decoração natalina.
Na Mostra foi possível conhecer os trabalhos realizados nas oficinas que utilizam as técnicas de pintura e colagem em tecido, fuxico, costura, bordado, entre outras. Todos os trabalhos foram produzidos de forma artesanal, utilizando basicamente matérias-primas, que são constantemente descartadas (garrafas pets, cds, jeans velhos). Além das oficinas de artesanato, o SCFV oferece aulas de canto e de movimento.
Atualmente, cerca de 100 idosos são atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é desenvolvido nos cinco CRAS da cidade (Águas Claras/Itapuã, Monte Alegre, São Tomé/Martinica, Centro/Tarumã e São Lucas). O trabalho tem o intuito de devolver a autoestima e promover qualidade de vida aos idosos, trabalhando também a socialização e a coordenação motora.
Conforme a secretária da SMCAS, Belamar Pinheiro, o objetivo da Mostra é fazer um apanhado de todos os produtos confeccionados durante o ano, mostrando ao público a qualidade dos materiais produzidos, valorizando o potencial dos participantes. A secretária Belamar parabenizou a equipe pela organização do evento e falou sobre a importância do projeto. Os grupos de convivência são muito importantes porque trabalham o desenvolvimento social e promovem a melhoria da qualidade de vida. Faço votos que no ano de 2016 novas ações possam ser realizadas, finalizou Belamar.