04 DEZ 2015
Saúde alerta população para colaborar no combate ao mosquito da Dengue, pois ele também transmite a Chikungunya e o Zika vírus

A reprodução do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, costuma ser mais intensa durante o verão. Por esta razão, a Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue em alerta permanente e intensificando as ações de combate ao mosquito. O Programa de Combate a Endemias vem realizando, periodicamente, limpeza por toda a cidade para eliminar focos e criadouros dos mosquitos.

"É necessário que toda população se una para eliminar os criadouros do mosquito. Pedimos a colaboração da população que evite manter entulhos em seus quintais ou fazer o descarte irregular de lixo, em locais públicos. Pois a soma da água com os objetos descartados pode fazer da área um criadouro do mosquito”, destaca a secretária de Saúde, Sandra Sperotto.

Confira abaixo, algumas dicas e explicações da secretária de Saúde, Sandra Sperotto:

1- Qual a principal orientação para a população neste momento?

Para vencermos a guerra contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, precisamos unir esforços de toda a população. A melhor forma de prevenir essas doenças é a eliminação do vetor, ou seja, eliminar o mosquito. Como não existem vacinas ou medicamentos que impeçam a contaminação, é necessário diminuir a quantidade de mosquitos que circulam nos ambientes, para isso, é fundamental eliminar os criadouros do Aedes Aegypti, que coloca seus ovos em recipientes com água parada, o cuidado para evitar a sua proliferação deve ser feito por todos. Eliminar garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de tampar recipientes que acumulam água como caixas d'água e piscina, são fundamentais para esse controle.

2 - Os agentes vão passar a informar as pessoas em suas casas?

A principal atividade do Agente de Combate à Endemias é passar de casa em casa orientando e sensibilizando os munícipes da importância de não deixarmos o mosquito da dengue nascer, evitando assim que as pessoas venham a ficar doentes.

3 - Quais são as principais medidas que as pessoas devem tomar em casa?

Para evitarmos a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, convidamos a população a aderir a campanha do Ministério da Saúde: 'Sábado da faxina – não dê folga para o mosquito da dengue'. A ideia é que toda a população dedique um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do Aedes. A reprodução do Aedes Aegypti costuma ser mais intensa durante o verão. O mosquito não escolhe o bairro ou casa para se reproduzir. Ele precisa apenas de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação deve ser feito por todos. A principal ação para prevenção dessas doenças é evitar o nascimento do mosquito da dengue, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação.

4 – Viamão teve muitos casos de dengue neste e no último ano?

No ano de 2014 não tivemos casos de Dengue. Em 2015, até agora, tivemos 4 casos confirmados de dengue, sendo 3 importados e 1 autóctone.

5 – Existe algum protocolo que classifique o risco de dengue no município? Em que nível Viamão está inserido?

A classificação se divide em baixo, médio e alto risco. Devido ao crescimento da população do Aedes Aegypti no município e a proximidade com Porto Alegre e outros municípios infestados e com casos confirmados da dengue, Viamão está classificado como Médio Risco, podendo variar de acordo com a contribuição da população neste processo..

Limpeza no Beco dos Soares, ocorrida na quinta-feira, dia 03.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024