27 NOV 2015
Escritora da obra Gaúcho conversa com estudantes da N.Sra. da Conceição

Os estudantes do 5º ano da EMEF Nossa Senhora da Conceição escolheram a obra “Gaúcho – Feliz mistura de povos e cultura”, de Iria Müller Poças, para ser trabalhada durante o segundo semestre. “O plano de estudos contempla o tema origens e colonização do Estado e a obra foi trabalhada tanto nos Desfiles Cívicos, como na Semana Farroupilha e na Semana da Consciência Negra. Preparamos um banner com as diferentes etnias que temos no Estado, bem como os professores e alunos prepararam painéis e diversos pratos típicos para degustação”, explica a diretora da escola, Evanícia Boff Pereira, que complementa dizendo que os pais e as assessoras pedagógicas da Secretaria de Educação, Carina Appel e Patrícia Barcellos, também foram convidadas para participar.

A visita da escritora proporcionou momentos de grandes descobertas a respeito da sua profissão e sobre a elaboração da história. Também fez com que os alunos conhecessem e valorizassem a sua trajetória literária, bem como a colonização do município. “Quando tenho inspiração, escrevo histórias infantis. Sonhei com a história da minha primeira obra. Acordei e a escrevi”, conta Iria. Antes de ser escritora, Iria era professora e depois formou-se em jornalismo. Trabalhava numa editora de revistas quando participou pela primeira vez de um concurso literário infantil. A escritora não conquistou o 1º lugar, mas sua história ganhou menção honrosa. Na sua segunda participação, concorreu com três histórias. Além de vencer o concurso, recebeu o título de escritora.

Depois de contar sobre sua trajetória, Iria respondeu às perguntas dos alunos e assistiu a uma apresentação de capoeira. Depois, a escritora provou os pratos típicos e autografou os livros dos alunos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024