26 NOV 2015
Saúde da população negra é tema de palestra

No dia 19 de novembro, a Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu uma palestra que abordou a saúde da população negra. A palestra ocorreu no auditório do Centro Profissional Walter Graf e integrou a programação da Semana da Consciência Negra em Viamão. A atividade foi ministrada pela equipe itinerante da Estratégia Saúde da Família (ESF), que é formada pela médica cubana Ivon Dihigo; pela enfermeira, Maíra de Andrade; pelo técnico de enfermagem, Samuel Moura; e pela agente comunitária de saúde, Daiane de Abreu Lopes.

Ações de saúde nos quilombos

Num primeiro momento, os profissionais apresentaram as ações que vem sendo desenvolvidas, desde 2013, nas comunidades remanescentes dos quilombos Peixoto dos Botinhas e Cantão das Lombas, através da implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF). Conforme a enfermeira, Maíra de Andrade, a população quilombola recebe, semanalmente, uma força tarefa da equipe de ESF, que realizam ações para o cuidado integral da comunidade. Entre as principais atividades estão: vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, coleta de exame preventivo de câncer de colo do útero, coleta de exames laboratoriais, dispensação de medicamentos e outros procedimentos da Atenção Básica. Outro serviço disponibilizados nos Quilombos é a coleta de exames laboratoriais. Desde o mês de setembro, as coletas vem sendo realizadas pela equipe de ESF na própria comunidade.

Conversa sobre Anemia Falciforme

A palestra contou também com uma conversa sobre Anemia Falciforme. A médica cubana, Ivon Dihigo, explicou que a doença é genética e hereditária e sua incidência é maior em etnias negras, porém, também é possível encontrar pessoas brancas portadoras da doença. A médica ressaltou que a SMS vem realizando intervenções educativas com a equipe e com portadores da doença. O objetivo é melhorar o acompanhamento e orientação dos pacientes doentes e seus familiares, possibilitar aos pacientes conhecer a doença que são portadores; e minimizar potenciais complicações da doença. Ivon falou ainda sobre o diagnóstico da doença e os principais sintomas (dores articulares; fadiga intensa; palidez e icterícia - olhos e pele amarelados; atraso no crescimento; feridas nas pernas; tendência a infecções; problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais).

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024